Palmeiras enfrenta ABC-RN pela sétima vez na história
Agência Palmeiras
Felipe Krüger
A partida desta sexta-feira (12) entre Palmeiras e ABC-RN será válida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O jogo, que marcará a volta da equipe palmeirense ao Estádio do Pacaembu – o time foi mandante em quatro confrontos nesse início de competição nacional e precisou jogar longe da cidade de São Paulo por punição imposta pelo STJD ainda em 2012 -, será o sétimo duelo entre o Alviverde e o clube do Rio Grande do Norte em toda história.
Nos outros seis duelos, a vantagem é do Verdão. Foram duas vitórias, três empates e apenas uma derrota – o revés, inclusive, aconteceu na única partida amistosa disputada entre as duas equipes. O restante dos jogos foi realizado em duelos válidos pela Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
O primeiro jogo da história entre os dois times aconteceu em 1972. No Estádio Castelão, as duas equipes empataram o jogo em 2 a 2. O duelo foi válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Após essa partida, os times voltariam a se enfrentar somente em 1995, na Copa do Brasil.
A Copa do Brasil, aliás, é o torneio com mais jogos entre os dois clubes. São quatro, com dois confrontos em edições diferentes da competição. Os times se cruzaram em 1995, quando o Palmeiras venceu a primeira partida por 2 a 1 – fora de casa – e a segunda por 1 a 0, no Palestra Itália, e em 2000, quando dois empates (3 a 3 no Rio Grande do Norte e 1 a 1 em São Paulo) fizeram o Verdão avançar para a fase seguinte do campeonato.
Jogando no estado de São Paulo, o Palmeiras acumula sete confrontos contra equipes do Rio Grande do Norte e está invicto. São cinco vitórias e dois empates (quatro jogos contra o América-RN, com três vitórias e um empate; um jogo contra o Alecrim-RN e uma vitória; dois jogos contra o próprio ABC, com uma vitória e um empate).
Na última partida entre Palmeiras e ABC, justamente o empate em 1 a 1, em São Paulo, pela Copa do Brasil, o Verdão foi a campo com Sérgio, Neném, Índio, Agnaldo Liz e Júnior; Paulo Assunção, Fernando, Taddei (Rogério) e Alex (Luiz Cláudio); Alberto (Marcelo Ramos) e Asprilla. O tento alviverde foi marcado por Luiz Cláudio.


























