Sub-20 empata com o Atlético-PR e vai às oitavas da Copa do Brasil
Agência Palmeiras
Daniel Romeu
Na raça e na vontade, o Palmeiras está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. Contra o Atlético-PR, nesta quinta-feira (19), na Arena Barueri, os Juniores do Verdão seguraram o empate em 1 a 1, apesar da pressão sofrida nos minutos finais, e garantiram a vaga na próxima fase – em Curitiba (PR), as equipes haviam empatado em 2 a 2. Agora, o Palmeiras Sub-20 terá pela frente o América-MG em busca do título da competição nacional.
Com a vantagem do empate sem gols, o Palmeiras começou controlando o ritmo do jogo e estudando o Atlético-PR. Mesmo assim, ainda criou as melhores chances da primeira etapa e desceu ao intervalo com vantagem merecida. Aos 20 minutos, Matheus Sales colocou o goleiro rival para trabalhar pela primeira vez após receber de Juninho em velocidade e bater cruzado.
O Atlético-PR tinha dificuldade para marcar os atletas de velocidade do Palmeiras, e dava oportunidades à equipe nas cobranças de falta. Na primeira delas, aos 27, Bruno Dybal bateu firme, direto no gol, e quase enganou o goleiro Hugo. Dez minutos depois, Dybal levantou a bola área e o zagueiro Gabriel Dias cabeceou para trás com perigo, em mais uma boa chance.
O gol, que já estava maduro, não tardou a sair. Matheus Sales afastou a bola com um chutão da defesa, aos 40 minutos, e o atacante Érik não desistiu: na dividida, levou a melhor entre dois zagueiros do Atlético-PR e bateu forte, estufando a rede – contratado em julho, o camisa 9 do Sub-20 alviverde chegou a quatro gols em sete jogos disputados pelo Palmeiras.
O panorama do jogo se manteve no início da segunda etapa: melhor no jogo, o Verdão seguia assustando – o Atlético-PR usava dos chutes de longa distância, mas parava no goleiro Vinicius. Na primeira vacilada da zaga alviverde, no entanto, o Atlético-PR empatou: aos 8 minutos, Douglas Coutinho apareceu por trás dos defensores do Palmeiras e tocou sozinho para o gol.
Nos últimos minutos, o Palmeiras segurou-se mais na base da vontade. Assustando muito nos contra-ataques, o rival equilibrou a partida e quase marcou o segundo gol em várias chegadas ao ataque. Agora, o Verdão aguarda definição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre as datas das partidas das oitavas de final contra o América-MG – que passou pelo Sport na primeira fase.
O Palmeiras Sub-20 jogou com: Vinicius; Luiz Gustavo, Gabriel Dias, Thiago Martins e Lucas Morelatto; Josemar, Matheus Sales, Bruno Dybal (Nathan) e Edilson (José Matheus); Juninho (Matheus Gonçalves) e Erik. Técnico: Diogo Giacomini.