Impecável, Verdão goleia o Flamengo e avança à semi do Brasileiro Sub-20
Agência Palmeiras
Daniel Romeu
Com atuação impecável e intensidade do início ao fim, o Palmeiras não tomou conhecimento do Flamengo e avançou à semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20. Embalado, o Verdão venceu o time carioca por 3 a 0, nesta segunda-feira (16), no estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí (RS), e terá pela frente o Grêmio na próxima fase. O atacante Chistopher marcou os dois primeiros gols da equipe no primeiro tempo, e Caio Cezar completou a goleada logo no início do segundo.
A partida contra o Grêmio, em mata-mata de jogo único, será realizada na próxima quinta-feira (19), às 20h, novamente no estádio de Gravataí (RS). A campanha atual já é a segunda melhor da história do Palmeiras no Brasileiro Sub-20, e está perto de igualar o feito conquistado em 2010 – quando chegou à final e foi derrotado pelo Cruzeiro, nos pênaltis.
O jogo
Por ter sido expulso na partida contra o Bahia, o técnico Diogo Giacomini pegou um jogo de suspensão e quem comandou a equipe alviverde à beira do gramado foi o preparador de goleiros Danilo Minutti. Sob sol forte, o Palmeiras tentava se impor e criou a primeira boa chance do jogo: aos três minutos, Mateus Gonçalves recebeu lançamento longo de Lucas Morelatto, fintou a marcação e arriscou o chute cruzado, sobre o gol do Flamengo.
O time carioca tentava surpreender o goleiro Vinicius nos chutes de fora da área, mas quando chegava o Verdão assustava mais. Em bolas lançadas da defesa, na velocidade, os atacantes Chistopher e Mateus Gonçalves levavam a melhor e criavam boas chances em cima da zaga carioca – aos 29, Chistopher recebeu livre na entrada da área e bateu fraco, no canto.
A superioridade do Palmeiras fez a diferença nos últimos minutos do primeiro tempo. Aos 45, Chistopher driblou o zagueiro na entrada da área, deixou a marcação no chão e chutou no cantinho para colocar o time em vantagem. Dois minutos depois, o mesmo atacante ampliou: em boa jogada na esquerda, a bola foi cruzada e sobrou para o camisa 8 mandar ao gol vazio.
No segundo tempo, a vantagem de dois gols não desanimou a equipe e o Verdão seguia muito superior em campo – perto de anotar o terceiro gol, que não demorou. Após jogada de Juninho no meio, Caio Cezar recebeu na pequena área e teve tempo de dominar, ajeitar e estufar a rede do Flamengo. Com a vantagem estabelecida, coube ao time controlar o jogo.
Depois de algumas substituições, o Verdão passou a tocar mais a bola, sem dar chances para o Flamengo crescer no fim da partida. Aos 30, em rápido contra-ataque, o Palmeiras ainda desperdiçou grande chance de marcar o quatro: Kelvy bateu rasteiro, o goleiro João Paulo deu rebote e Caio Cezar perdeu. Na sequência, Juninho fez boa jogada e bateu prensado na área.
Palmeiras Sub-20: Vinicius; Léo Cunha, Gabriel Dias (Alexandre), Thiago Martins e Mateus Muller; Matheus Sales (Julen), Lucas Morelatto (Yuri), Chistopher (Taylor) e Juninho; Mateus Gonçalves (Kelvy) e Caio Cezar. Técnico: Diogo Giacomini.