O tênis de mesa é o segundo esporte mais antigo do Palmeiras, introduzido no clube em 1916 (dois anos após o futebol), e o Verdão já teve grandes representantes no cenário mundial, como Hugo Hoyama e Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba. A nova sala para a prática da modalidade na sede social foi inaugurada recentemente e oferece cinco mesas para aulas e recreação dos associados, sempre monitorada por um professor.
Um dos esportes mais praticados em todos os continentes, o tênis de mesa é bastante popular na China – o país asiático, inclusive, é uma potência nas competições oficiais e costuma conquistar muitos títulos na modalidade. Apesar do domínio chinês, sua origem é inglesa: a atividade foi inventada como alternativa ao tênis jogado na grama e era vista apenas como brincadeira.
Em 1926, a fundação da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) conferiu caráter oficial ao esporte, presente nos Jogos Olímpicos desde 1988. Disputado em uma mesa de madeira com superfície de pouco atrito, o objetivo é lançar a bolinha para o lado adversário de maneira que impossibilite a devolução. A bola usada nas partidas é leve e feita de plástico, o que deixa o jogo rápido e faz do tênis de mesa um esporte que exige agilidade.