O Palmeiras promove aulas de vôlei desde 1927, quando o esporte foi inserido no clube. No feminino, os treinos são para crianças a partir dos 10 anos de idade, para mulheres acima de 18 anos e também para veteranas que representam o Verdão em torneios interclubes. No masculino, as aulas são para crianças e jovens entre 10 e 17 anos.
O vôlei foi criado em 1895 nos Estados Unidos com o objetivo de desenvolver um esporte de menor intensidade e contato físico que o basquete, inventado poucos anos antes na mesma Massachusetts. A rede que divide a quadra foi inspirada no tênis, e o objetivo do jogo é simples: colocar a bola no chão na metade adversária da quadra usando principalmente as mãos para realizar saques, ataques e passes. A partida é disputada em melhor de cinco sets, sendo que os quatro primeiros vão até 25 pontos e o quinto, chamado de tie-break, até 15.
Presente nos Jogos Olímpicos desde 1964, a modalidade é bastante popular no Brasil – tanto que as seleções masculina e feminina estão entre as melhores do mundo. Durante os anos 1990, o Palmeiras montou uma equipe masculina recheada de estrelas e levou medalha de prata na Liga Nacional 93/94 e o bronze na primeira Superliga da história, em 94/95.