Amanda nasceu e foi criada em Franca, no interior de São Paulo, e começou a dar os seus primeiros passos no futebol na própria cidade. De uma família humilde e com quatro irmãos apaixonados pelo esporte, não faltou incentivo da família para adentrar no mundo da bola. Na infância, a goleira se lembra dos vizinhos batendo em sua janela, que era de frente para a rua, para a chamarem para jogar. As traves eram improvisadas com alguns bambus encontrados na casa de sua vizinha, mas o gol não foi a primeira opção da atleta. Ela começou na zaga, assim como a irmã que é zagueira, e por conta da lesão da goleira titular do time do Francana, Amanda assumiu o posto e se destacou na partida. Depois disso, ela nunca mais teve dúvidas da posição e seguiu a carreira como goleira.

Sua maior referência é a goleira Luciana, atualmente na Ferroviária, clube que Amanda defendeu em 2014 e 2015 e que teve como companheira justamente a inspiração. Depois de alguns títulos na equipe de Araraquara, como a Libertadores de 2015, a jogadora decidiu alçar novos vôos e foi atuar na Ucrânia. No país, ela teve boas experiências, mas encontrou dificuldades na adaptação e, ao mesmo tempo, descobriu que o pai estava com problemas cardíacos. Sendo assim, a arqueira optou por voltar ao Brasil para jogar no Atlético-MG. Em Belo Horizonte-MG, a jogadora foi campeã mineira e se destacou ao pegar uma penalidade na disputa de pênaltis que garantiu o título para a sua ex-equipe antes de se apresentar ao Verdão.

A arqueira chegou ao Verdão no início de 2022 e assumiu a titularidade do time em setembro, pouco antes da disputa da CONMEBOL Libertadores, em Quito, no Equador. Na sua primeira temporada no Verdão, a goleira participou de 16 duelos e foi campeã da Libertadores e do Campeonato Paulista no ano passado. Na final do estadual, aliás, a camisa 1 se destacou com grandes defesas.

Jogos e gols

2024: 5 J /  0 G
Total: 37 J / 0 G

Amanda Carolina de Souza 1 de janeiro de 1996
Franca (SP) 1,70 m

Clubes

2014-2018
Ferroviária
2019-2021
Atlético-MG
desde 2022
Palmeiras

Títulos

Copa Libertadores (2015 e 2022)
Campeonato Paulista (2022)
Campeonato Mineiro (2020 e 2021)
Desenvolvido por Foursys