Campeonato Brasileiro – 1960

Campeonato Brasileiro – 1960

A conquista do Campeonato Paulista de 1959 rendeu ao Palmeiras o direito de participar do Campeonato Brasileiro de 1960, conhecido também como Taça Brasil e cuja primeira edição havia sido realizada no ano anterior. A competição reuniu 17 campeões estaduais, que se enfrentaram em sistema eliminatório de ida e volta.

A CBD (Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF), organizadora do evento, decidiu que as Seleções Estaduais que chegaram à final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1959 dariam ao clube de seu estado o direito de entrar diretamente nas semifinais do torneio nacional. Como a Seleção Paulista foi campeã e a Pernambucana ficou com o vice, Palmeiras e Santa Cruz foram comtemplados.

O Verdão encarou o Fluminense, campeão da Chave Sul – composta pelos estados do Espírito Santo, da Guanabara, de Minas Gerais, do Paraná, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Após um empate por 0 a 0 no Pacaembu, o Alviverde mostrou que o Maracanã também é seu palco e, assim como no Mundial Interclubes de 1951, saiu vitorioso – Humberto marcou o gol da vitória por 1 a 0 aos 44 minutos do segundo tempo.

No primeiro jogo final, o Palmeiras viajou até o Ceará, onde enfrentou o time o Fortaleza. O Estádio Presidente Vargas lotado não intimidou os palmeirenses – com dois gols de Romeiro e um de Humberto, a partida já estava 3 a 0 em menos de 20 minutos. Benedito ainda descontou, mas nada que tirasse o favoritismo dos comandados de Oswaldo Brandão. Expectativas mais do que confirmadas no jogo de volta – 40 mil palestrinos abarrotaram-se no Pacaembu e assistiram a Zequinha, Chinesinho (duas vezes), Romeiro, Julinho, Cruz (duas vezes) e Humberto marcarem em um inesquecível 8 a 2. Com o título invicto, a Sociedade Esportiva Palmeiras conquistou o Brasil pela primeira vez e assegurou vaga para, em 1961, debutar na Copa Libertadores da América.

Campanha:
4 jogos (3 vitórias e 1 empate)
12 gols marcados
3 gols sofridos

Jogo decisivo:
28/12/1960
Campeonato Brasileiro de 1960 (Taça Brasil) – Final (segundo jogo)
Palmeiras 8×2 Fortaleza
Estádio: Pacaembu. São Paulo-SP
Juiz: Ricardo Bonadies (CE)
Público: 40.000
Palmeiras: Valdir; Djalma Santos, Valdemar Carabina, Aldemar e Jorge; Zequinha e Chinesinho; Julinho Botelho, Romeiro, Humberto e Cruz. Técnico: Oswaldo Brandão.
Fortaleza: Pedrinho; Mesquita e Sanatiel; Toinho, Sapenha e Ninoso; Benedito, Walter Vieira, Moésio, Charuto e Bececê. Técnico: França.
Gols: Charuto (FOR-6’ do 1ºT), Zequinha (PAL-8’ do 1ºT), Chinesinho (PAL-10’ do 1ºT), Romeiro (PAL-12’ do 1ºT), Julinho Botelho (PAL-21’ do 1ºT), Charuto (FOR-44’ do 1ºT), Cruz (PAL-8’ do 2ºT), Cruz (PAL-11’ do 2ºT), Chinesinho (PAL-24’ do 2ºT) e Humberto (PAL-32’ do 2ºT). 

Desenvolvido por Foursys