Campeonato Brasileiro – 1967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa)

A vitória por 2 a 1 frente ao Grêmio, na noite do dia 8 de junho de 1967, representou a primeira conquista no âmbito nacional da famosa Academia de Futebol do Palmeiras, um time que dava aulas de como jogar, encantando não só os amantes do Alviverde, mas todos os apaixonados pelo esporte. Com sólida base formada de atletas do calibre de Djalma Santos, Minuca, Ferrari, Dudu, Ademir da Guia, Servílio e César Maluco, o Verdão jogou com elegância e dominou o país no ano de 1967.

Organizado pelas federações paulista e carioca, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi resultado da ampliação do Torneio Rio-São Paulo, incrementado com clubes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, ou seja, a primeira grande competição não disputada em sistema de mata-matas, como as Taças Brasil, e que reuniu mais de dois estados. As 15 equipes participantes se enfrentaram todas contra todas em turno único, divididas em dois grupos – um com 7 agremiações e outro com 8, sendo que os dois mais bem colocados de cada chave avançaram. O clube de Palestra Italia liderou o grupo B com 7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, ostentando o melhor ataque até então – 31 gols em 14 jogos.

Em segundo lugar ficou o Grêmio, e ambos se juntaram a Corinthians e Internacional, formando um quadrangular final de rivais, jogado em turno e returno, definindo o grande vencedor. Com duas vitórias e três empates, os comandados do lendário técnico Aymoré Moreira chegaram à última rodada precisando apenas de um empate no Pacaembu, mas o Alviverde não se contentou apenas com a igualdade – antes da primeira meia hora de embate, o artilheiro do campeonato, César Maluco, já havia marcado duas vezes. Ari Ercílio ainda descontou para os gaúchos, mas nada que tirasse o brilho da primeira conquista nacional da inesquecível Academia de Futebol.

Campanha:
Jogos: 20 (10 vitórias, 8 empates e 2 derrotas)
Gols marcados: 39
Gols sofridos: 26

Jogo decisivo:
08/06/1967
Palmeiras 2×1 Grêmio
Campeonato Brasileiro de 1967 (Taça Roberto Gomes Pedrosa)
Quadrangular final (6ª rodada)
Estádio do Pacaembu. São Paulo-SP
Juiz: João Carlos Ferrari (RS)
Cartão vermelho: Ferrari (PAL)
Palmeiras: Perez; Djalma Santos, Baldocchi, Minuca e Ferrari; Dudu e Ademir da Guia; Dario (Zico), Servílio, César e Tupãzinho (Rinaldo). Técnico: Aymoré Moreira.
Grêmio: Arlindo; Everaldo, Ari Ercílio, Paulo Souza e Ortunho; Áureo (Paíca) e Cléo; Babá (Loivo), João Severiano, Beto (Vieira) e Volmir. Técnico: Carlos Frôner.
Gols: César Maluco (8’ do 1ºT-PAL), César Maluco (24’ do 1ºT-PAL) e Ari Ercílio (40’ do 2ºT-GRE)