A conquista do Campeonato Brasileiro de 1969, também chamado de Torneio Roberto Gomes Pedrosa, é o quarto título nacional do Palmeiras e representa tanto o último da Primeira Academia de Futebol, quanto os primeiros passos da segunda geração – Leão e Luís Pereira já estavam no elenco, porém ambos com 20 anos seriam muito mais importantes para o clube na década de 1970. Com a extinção da Taça Brasil em 1968, o Robertão foi o único campeonato nacional do ano, sendo disputado por 17 equipes de sete estados diferentes.
Os clubes jogaram todos contra todos, em turno único, mas separados em dois grupos – um com oito agremiações e outro com sete, sendo que os dois mais bem colocados de cada chave avançaram. Com gols de César Maluco e assistências de Ademir da Guia, o Verdão liderou o grupo B com nove vitórias, um empate e seis derrotas, avançando para um quadrangular final com Corinthians, Cruzeiro e Botafogo.
O primeiro jogo foi logo contra o maior rival, mas em uma tarde marcada pelo nervosismo, ficaram no 0 a 0. Precisando vencer, o Palmeiras iniciou o embate frente ao Cruzeiro liderando o placar, graças a um tento de César, mas Palhinha deixou tudo igual. Na última rodada, o Alviverde precisou torcer por uma derrota do Corinthians e vencer o Botafogo por uma diferença maior de gols do que a vitória do Cruzeiro. Ao final do primeiro tempo, a torcida palestrina já comemorava três gols – Ademir marcou duas vezes e César uma. Ferretti ainda descontou para os cariocas, mas não foi suficiente para tirar o título do Palestra Italia, pois os mineiros venceram por apenas 2 a 1. A Sociedade Esportiva Palmeiras alcançou o tetra campeonato nacional de forma emocionante, no saldo de gols, enquanto assistia os últimos lances da Primeira Academia e o nascimento da geração seguinte.
Campanha:
Jogos: 19 (10 vitórias, 3 empates e 6 derrotas)
Gols marcados:28
Gols sofridos: 21
Jogo decisivo:
Campeonato Brasileiro de 1969 – Quadrangular final (3ª rodada)
Palmeiras 3×1 Botafogo
07/12/1969
Estádio do Morumbi. São Paulo-SP
Juiz: Armando Marques (SP)
Palmeiras: Leão; Eurico, Baldocchi, Nélson e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Cardoso (Serginho), Jaime, César Maluco e Pio (Copeu). Técnico: Rubens Minelli.
Botafogo: Cao; Luís Carlos, Chiquinho, Moisés (Ademir) e Valtencir; Leônidas e Afonsinho; Jairzinho, Humberto, Ferretti e Torino (Zequinha). Técnico: Zagallo.
Gols: Ademir da Guia (11’ 1ºT-PAL), César Maluco (27’ do 1ºT-PAL), Ademir da Guia (44’ do 1ºT-PAL) e Ferretti (10’ do 2ºT-BOT).