Campeonato Brasileiro – 2018

A conquista do Campeonato Brasileiro de 2018 ampliou a vantagem do Verdão como o Maior Campeão do Brasil: além dos dez troféus do Brasileirão, o time faturou a Copa do Brasil três vezes e a Copa dos Campeões em uma oportunidade, totalizando 14 taças nacionais.

Pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras conquistou o título ou foi vice-campeão em três temporadas consecutivas – as taças vieram em 2016 e neste ano, enquanto a equipe ficou na segunda colocação em 2017. De quebra, o time assegurou a participação na Conmebol Libertadores pela quarta vez seguida, o que nunca havia ocorrido antes.

A campanha palmeirense contou com 23 vitórias, 11 empates e apenas 4 derrotas. O Alviverde marcou 64 gols e foi vazado 26 vezes. Foram 19 jogos em casa, sendo 15 no Allianz Parque e 4 no estádio do Pacaembu, com 16 vitórias, 2 empates e uma única derrota, e 19 longe de seus domínios – 7 triunfos, 9 igualdades e 3 reveses.

Campeão com 77 pontos e uma rodada de antecedência, o Alviverde terminou o primeiro turno na 6ª posição, com oito pontos de distância para o Flamengo, até então líder do torneio. A histórica campanha na segunda metade da competição, no entanto, foi mais do que suficiente para trazer o título para o Palestra Italia. Ao fim do certame, o Alviverde encerrou sua participação com 80 pontos, após bater o Vitória na derradeira rodada, no Allianz Parque.

Foram 47 pontos em 19 jogos no segundo turno, sem ter sido derrotado sequer uma vez. Antes de o segundo turno começar, inclusive, o Verdão já somava três partidas de invencibilidade, o que fez com que o time somasse, ao todo, 23 duelos invictos, atingindo o recorde de invencibilidade da era dos pontos corridos (ou seja, a partir de 2003), superando as 19 partidas sem revés do rival Corinthians, sequência obtida em 2017 – até então o Alvinegro era o dono da marca.

Vale lembrar que os comandados de Luiz Felipe Scolari, com isso, igualaram a segunda maior marca invicta da história do clube no Nacional, imposta em 1994, também de 23 encontros sem derrotas. No entanto, a série recordista em toda a história continua sendo de 26 partidas, emplacada entre 1972 e 1973.

Além de ter somado mais pontos do que o restante dos clubes do Campeonato Brasileiro (80), o Verdão liderou diversos quesitos ao longo da competição: mais vitórias (22), menos derrotas (4), melhor ataque (64), melhor defesa (-26) e melhor saldo de gols (37), além de, segundo números do Footstats, ser o clube que mais driblou (267), mais interceptou bolas (222), mais desarmou (860), mais fez lançamentos (1651) e mais fez viradas de bola (171).

Ao longo da competição, o time foi dirigido por dois técnicos: Roger Machado (6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas) e Luiz Felipe Scolari (16 vitórias e 5 empates), além de Wesley Carvalho (uma vitória) e Paulo Turra (um empate), que utilizaram, ao todo, 29 atletas. Treinador mais vitorioso do país, Felipão conquistou o Brasileirão pela segunda vez – a primeira foi em 1996, pelo Grêmio.

O meio-campista Lucas Lima encerrou a competição como o atleta do Palmeiras que mais atuaram na competição nacional – foram 34 jogos, enquanto Bruno Henrique, segundo colocado, atuou 33 vezes. Já a artilharia da equipe verde e branca ficou com Willian Bigode, que balançou as redes 10 vezes, seguido pela dupla Bruno Henrique e Deyverson, ambos com 9 gols. E o responsável do time por mais assistências no campeonato foi Dudu (14).

No elenco campeão brasileiro de 2018, 11 jogadores também fizeram parte da vitoriosa campanha do título do Brasileirão de 2016 e, portanto, são bicampeões pelo clube: os goleiros Fernando Prass e Jailson, os zagueiros Edu Dracena e Thiago Martins, os meio-campistas Thiago Santos, Jean, Moisés, Vitinho e Tchê Tchê e os atacantes Artur e Dudu.

Dos 19 adversários do Alviverde no campeonato, a equipe venceu 18 deles ao menos uma vez. Apenas o Flamengo não foi superado pelo Verdão nesta edição do Brasileirão – os times empataram em 1 a 1 os dois jogos.

Campanha:
Jogos: 38 (23 vitórias, 11 empates e 4 derrotas)
Gols marcados: 64
Gols sofridos: 26

Jogo decisivo:
Vasco 0x1 Palmeiras
Campeonato Brasileiro de 2018 (37ª rodada)
25/11/2018
São Januário. Rio de Janeiro-RJ
Público: 21.066
Juiz: Rafael Traci (PR)
Cartões amarelos: Desábato, Leandro Castan, Andrey e Andrés Ríos, no banco (VASCO); Felipe Melo, Bruno Henrique, Gustavo Gómez, Deyverson e Jean (PALMEIRAS)
Vasco: Fernando Miguel, Luiz Gustavo, Werley, Leandro Castan e Henrique (Willian Maranhão, 22 do 1°); Desábato (Raul, 11 do 2°), Andrey, Thiago Galhardo, Yago Pikachu e Kelvin (Marrony, 31 do 2°); Maxi López. Técnico: Alberto Valentim
Palmeiras: Weverton, Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique, Lucas Lima (Gustavo Scarpa, 23 do 2°), Dudu e Willian (Jean, 29 do 2°); Borja (Deyverson, 14 do 2°). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gol: Deyverson (27’ do 2ºT-PAL).