Campeonato Paulista – 2022

Campeonato Paulista – 2022

Com a disputa da Copa do Mundo de Clubes e da Recopa Sul-Americana, o Palmeiras teve calendário cheio no início de 2022. As competições internacionais adiantaram e adiaram rodadas do Estadual e, por isso, a estreia do Verdão foi a vitória por 2 a 0 contra o Novorizontino, em Novo Horizonte (SP), em duelo válido pela 5ª rodada do Paulistão. 

Antes de viajar para jogar o Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o time ainda conquistou vitórias diante de Ponte Preta (3 a 0) e Água Santa (1 a 0) e empatou com o São Bernardo (1 a 1). No retorno, superou a Ferroviária por 2 a 0 em Araraquara (SP) e o Santo André no Allianz Parque, pelo placar de 1 a 0. 

Contra a Internacional de Limeira, partida realizada entre os dois jogos contra o Athletico-PR pela da Recopa Sul-Americana, o Verdão foi a campo com uma equipe alternativa e empatou em 0 a 0. Depois de conquistar o título continental, o Palmeiras emplacou uma série de quatro vitórias seguidas, sendo três delas em clássicos.

No primeiro duelo, contra o Guarani, vitória palestrina por 2 a 0, com gols de Gustavo Scarpa e Wesley, além de destaque para Giovani, eleito o melhor jogador em campo. O Alviverde encarou o São Paulo na sequência e, com o triunfo por 1 a 0 no Morumbi, garantiu a classificação antecipada para as quartas de final. Rony foi o autor do gol que quebrou um jejum de 25 anos sem vencer o rival tricolor em seu estádio pelo Estadual.

Contra o Santos, Raphael Veiga usou a braçadeira de capitão pela primeira vez e marcou de pênalti para garantir a vitória por 1 a 0 no Allianz Parque. Depois, ao superar o Corinthians por 2 a 1, o clube venceu os seus três rivais de forma consecutiva pela primeira vez desde 1933, quando bateu Corinthians, Santos e São Paulo da Floresta. Raphael Veiga e Danilo balançaram as redes pelo Palmeiras. Para fechar a primeira fase, o Maior Campeão do Brasil empatou em 1 a 1 com o Red Bull Bragantino. 

O Alviverde fez parte do grupo mais forte do Paulista: Botafogo-SP e Mirassol, respectivamente terceiro e quarto colocados no Grupo C, teriam passado de fase em qualquer outra chave. Mesmo assim, o Palmeiras acumulou 30 pontos na tabela e se classificou para as quartas de final com folga, 11 pontos à frente do vice-líder e próximo adversário alviverde, o Ituano.

Por ter a melhor campanha, o Verdão recebeu o time de Itu em seu estádio nas quartas de final, disputadas em jogo único, e ganhou pelo placar de 2 a 0, com gols de Raphael Veiga e Rony. A semifinal, também em partida única, foi contra o Red Bull Bragantino. Murilo e Rony marcaram para garantir o triunfo por 2 a 1 e a terceira final de Campeonato Paulista seguida para o clube – feito inédito na história alviverde.

Em uma disputa épica, o Palmeiras superou o São Paulo na decisão para conquistar seu 24º título paulista. No primeiro jogo, no Morumbi, um pênalti polêmico marcado por ‘bola na mão’ de Marcos Rocha deu o primeiro gol ao time tricolor. Os mandantes chegaram a abrir 3 a 0 no placar, mas Raphael Veiga converteu falta aos 39 da etapa final para dar “um gás a mais” ao Verdão, como o próprio jogador declarou após o duelo.

A volta foi um jogo histórico, com direito a show e goleada. O time de Abel Ferreira entrou determinado a reverter o placar da ida e sair do Allianz Parque com o título. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Danilo e Zé Rafael já tinham empatado o confronto no placar agregado. Na segunda etapa, Raphael Veiga, como de costume, provou ser decisivo: primeiro, o meia recebeu cruzamento após linda jogada de Dudu para marcar um golaço e deixar o time muito perto da taça estadual; depois, Gabriel Veron deu a assistência para o camisa 23 marcar seu 9º gol em finais pelo clube e liquidar a partida.

Campanha
16 jogos (12 vitórias, 3 empates e 1 derrota)
26 gols marcados
7 gols sofridos

Jogo decisivo
Palmeiras 4×0 São Paulo
Campeonato Paulista 2022 (Final – volta)
Data: 03 de abril de 2022 (domingo)

Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Horário: 16h00
Público: 31.836
Renda: R$ 2.772.491,61
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Cartões amarelos: Rogério Ceni, Luciano e Luan (São Paulo); Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Wesley (Palmeiras)
Cartão vermelho: Rafinha (São Paulo)
Gols: Danilo (21′ do 1ºT-PAL), Zé Rafael (27′ do 1ºT-PAL), Raphael Veiga (2 e 35′ do 2ºT-PAL)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Jorge); Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa (Wesley); Dudu (Mayke) e Rony (Gabriel Veron). Técnico: Abel Ferreira.

São Paulo: Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington (Arboleda); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Nikão), Igor Gomes e Alisson (Patrick); Eder (Luciano) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

PATROCINADORES
Sportingbet
Leapmotor
Puma
Cimed
SIL
UNIASSELVI
D’Italia Panelas
MotoChefe
PATROCINADORES DIGITAIS
PARCEIROS
Pernambucanas
Elo
Canon
Gatorade
A9
wemobi
Socios.com
Zé Delivery
Total Grass
Oxy Câmaras Hiperbáricas
AVA
APOIO
CBCP
Desenvolvido por Foursys