Campeonato Paulista – 2022

Com a disputa da Copa do Mundo de Clubes e da Recopa Sul-Americana, o Palmeiras teve calendário cheio no início de 2022. As competições internacionais adiantaram e adiaram rodadas do Estadual e, por isso, a estreia do Verdão foi a vitória por 2 a 0 contra o Novorizontino, em Novo Horizonte (SP), em duelo válido pela 5ª rodada do Paulistão. 

Antes de viajar para jogar o Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o time ainda conquistou vitórias diante de Ponte Preta (3 a 0) e Água Santa (1 a 0) e empatou com o São Bernardo (1 a 1). No retorno, superou a Ferroviária por 2 a 0 em Araraquara (SP) e o Santo André no Allianz Parque, pelo placar de 1 a 0. 

Contra a Internacional de Limeira, partida realizada entre os dois jogos contra o Athletico-PR pela da Recopa Sul-Americana, o Verdão foi a campo com uma equipe alternativa e empatou em 0 a 0. Depois de conquistar o título continental, o Palmeiras emplacou uma série de quatro vitórias seguidas, sendo três delas em clássicos.

No primeiro duelo, contra o Guarani, vitória palestrina por 2 a 0, com gols de Gustavo Scarpa e Wesley, além de destaque para Giovani, eleito o melhor jogador em campo. O Alviverde encarou o São Paulo na sequência e, com o triunfo por 1 a 0 no Morumbi, garantiu a classificação antecipada para as quartas de final. Rony foi o autor do gol que quebrou um jejum de 25 anos sem vencer o rival tricolor em seu estádio pelo Estadual.

Contra o Santos, Raphael Veiga usou a braçadeira de capitão pela primeira vez e marcou de pênalti para garantir a vitória por 1 a 0 no Allianz Parque. Depois, ao superar o Corinthians por 2 a 1, o clube venceu os seus três rivais de forma consecutiva pela primeira vez desde 1933, quando bateu Corinthians, Santos e São Paulo da Floresta. Raphael Veiga e Danilo balançaram as redes pelo Palmeiras. Para fechar a primeira fase, o Maior Campeão do Brasil empatou em 1 a 1 com o Red Bull Bragantino. 

O Alviverde fez parte do grupo mais forte do Paulista: Botafogo-SP e Mirassol, respectivamente terceiro e quarto colocados no Grupo C, teriam passado de fase em qualquer outra chave. Mesmo assim, o Palmeiras acumulou 30 pontos na tabela e se classificou para as quartas de final com folga, 11 pontos à frente do vice-líder e próximo adversário alviverde, o Ituano.

Por ter a melhor campanha, o Verdão recebeu o time de Itu em seu estádio nas quartas de final, disputadas em jogo único, e ganhou pelo placar de 2 a 0, com gols de Raphael Veiga e Rony. A semifinal, também em partida única, foi contra o Red Bull Bragantino. Murilo e Rony marcaram para garantir o triunfo por 2 a 1 e a terceira final de Campeonato Paulista seguida para o clube – feito inédito na história alviverde.

Em uma disputa épica, o Palmeiras superou o São Paulo na decisão para conquistar seu 24º título paulista. No primeiro jogo, no Morumbi, um pênalti polêmico marcado por ‘bola na mão’ de Marcos Rocha deu o primeiro gol ao time tricolor. Os mandantes chegaram a abrir 3 a 0 no placar, mas Raphael Veiga converteu falta aos 39 da etapa final para dar “um gás a mais” ao Verdão, como o próprio jogador declarou após o duelo.

A volta foi um jogo histórico, com direito a show e goleada. O time de Abel Ferreira entrou determinado a reverter o placar da ida e sair do Allianz Parque com o título. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Danilo e Zé Rafael já tinham empatado o confronto no placar agregado. Na segunda etapa, Raphael Veiga, como de costume, provou ser decisivo: primeiro, o meia recebeu cruzamento após linda jogada de Dudu para marcar um golaço e deixar o time muito perto da taça estadual; depois, Gabriel Veron deu a assistência para o camisa 23 marcar seu 9º gol em finais pelo clube e liquidar a partida.

Campanha
16 jogos (12 vitórias, 3 empates e 1 derrota)
26 gols marcados
7 gols sofridos

Jogo decisivo
Palmeiras 4×0 São Paulo
Campeonato Paulista 2022 (Final – volta)
Data: 03 de abril de 2022 (domingo)

Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Horário: 16h00
Público: 31.836
Renda: R$ 2.772.491,61
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Cartões amarelos: Rogério Ceni, Luciano e Luan (São Paulo); Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Wesley (Palmeiras)
Cartão vermelho: Rafinha (São Paulo)
Gols: Danilo (21′ do 1ºT-PAL), Zé Rafael (27′ do 1ºT-PAL), Raphael Veiga (2 e 35′ do 2ºT-PAL)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Jorge); Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa (Wesley); Dudu (Mayke) e Rony (Gabriel Veron). Técnico: Abel Ferreira.

São Paulo: Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington (Arboleda); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Nikão), Igor Gomes e Alisson (Patrick); Eder (Luciano) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.