Copa Brasil-Japão (Japão) – 1967

Copa Brasil-Japão (Japão) – 1967

Em junho de 1967, durante uma pausa no calendário do futebol nacional para a realização da Copa Rio Branco entre Seleção Brasileira e Seleção Uruguaia, o Palmeiras tornou-se o primeiro grande clube do Brasil a excursionar para o Japão – seis anos antes, o Madureira-RJ se tornara o pioneiro a desbravar o lendário arquipélago asiático.

A convite do jornal local Mainichi Shiumbun, um dos mais importantes do país, o Verdão fez três jogos contra a Seleção Japonesa, que se preparava para o Pré-Olímpico dos Jogos de 1968, no México, onde ficou com a honrosa medalha de bronze (maior resultado da história do Japão em Olimpíada). Todos os duelos foram no  Estádio do Parque Olímpico de Komazawa, inaugurado em 1964 para os Jogos de Tóquio: vitória no primeiro por 2 a 0 (gols de Dario e Rinaldo), derrota no segundo por 2 a 1 (gol de Tupãzinho) e nova vitória por 2 a 0 no terceiro (gols de Jair Bala e Rinaldo).

De acordo com jornais da época, a delegação alviverde foi composta por 27 pessoas, sendo 17 jogadores, que voltaram da viagem “com muitos presentes, na maioria máquinas fotográficas, gravadores e televisores portáteis”. Na ida, os palmeirenses levaram 10 baixelas de prata destinadas às autoridades, 1.500 flâmulas de vários tamanhos, 1.500 escudos e 10.000 decalcomanias alusivas ao jubileu de ouro do clube, comemorado em 1964. O Instituto Brasileiro do Café aproveitou para enviar a quantia de 100 quilos do produto, distribuídos em pacotes de 200 gramas, como propaganda. E na última partida da excursão, os brasileiros foram saudados pelo então Imperador Hirohito, um dos monarcas que mais tempo ocuparam o trono japonês (1926 a 1989).

Além dos ganhos financeiros, o diretor Ferrucio Sandoli e o presidente Delfino Fachina afirmaram que a excursão “serviu para iniciar um intercâmbio bastante interessante”. Os mandatários, inclusive, deixaram acertado um amistoso no Brasil, ocorrido em agosto, no Pacaembu, com vitória alviverde por 1 a 0 (gol de Miyamoto, contra).

Na viagem, o Palmeiras foi comandado por Mário Travaglini, e não por Aymoré Moreira, então técnico e que acabara de levar o Verdão ao título do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (o segundo brasileiro da história do clube) naquele primeiro semestre.

Travaglini ocupou o cargo durante a excursão porque Moreira foi o convidado da CBF para dirigir a Seleção Brasileira na Copa Rio Branco (competição que terminou com Brasil e Uruguai declarados campeões porque as três partidas em Montevidéu terminaram empatadas).

Na volta do Japão, Moreira ficou no comando alviverde até outubro, quando se transferiu para o Flamengo. Travaglini, então, reassumiu o cargo de treinador e conduziu o Palmeiras ao título da Taça Brasil (terceiro título brasileiro do clube) em dezembro.

Jogo decisivo
Japão 0x2 Palmeiras

Data: 25/06/1967
Local: Estádio do Parque Olímpico de Komazawa, em Tóquio (JAP)
Gols: Jair Bala e Rinaldo

Palmeiras: Perez; Djalma Santos, Baldochi, Minuca e Ferrari; Dudu (Zequinha) e Ademir da Guia; Jorge, Tupãzinho (Jair Bala), Dario e Rinaldo. Técnico: Mario Travaglini.

PATROCINADORES
Sportingbet
Puma
Fictor
SIL
UNIASSELVI
Ademicon
PARCEIROS
Pernambucanas
Elo
Canon
Gatorade
A9
wemobi
Socios.com
Zé Delivery
Total Grass
APOIO
Desenvolvido por Foursys