A convite do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), o Club Miramar-URU (que desde 1980 se chama Miramar Misiones) excursionou pela capital paulista no fim de 1947 com o objetivo de arrecadar fundos para a já tradicional instituição de ensino.
No primeiro compromisso no Brasil, os uruguaios perderam por 6 a 1 para o São Paulo. Em seguida, empataram por 1 a 1 com o Corinthians. E, por fim, foram goleados pelo Palmeiras por 8 a 2. A organização, então, ofereceu ao Verdão um troféu, chamado Taça das Missões, em razão do melhor desempenho entre os rivais.
As missões católicas são celebrações que acontecem para estimular o convívio nas comunidades cristãs. Fundado por padres jesuítas em 1867 na cidade de Itu (SP), o Colégio São Luís teve a sede transferida em 1917 para a Avenida Paulista, em São Paulo (SP), onde ainda se preserva a Paróquia São Luís Gonzaga. Em dezembro de 2019, a nova sede do colégio foi inaugurada no bairro da Vila Mariana.
Palmeiras 8×2 Miramar-URU
Data: 02/12/1947
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Gols: Lula, quatro vezes, Bóvio, duas vezes, Oswaldinho e Canhotinho
Palmeiras: Oberdan; Oswaldo Jericó e Turcão; Zezé Procópio (Tremembé), Túlio (Geraldo) e Waldemar Fiume (Manduco); Lula, Arturzinho (Renato), Oswaldinho, Canhotinho (Bóvio) e Gengo. Técnico: Oswaldo Brandão.