Então campeão paulista, o Palestra Italia foi o escolhido pelo hoje extinto Clube Atlético Independência para a inauguração de seu estádio, no dia 7 de setembro de 1927, exatos 105 anos após a separação oficial entre Brasil e Portugal. O endereço onde a equipe verde, amarela, azul e branca inaugurava seu campo não poderia ser mais emblemático: o bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), mais precisamente na rua dos Ituanos, bem perto do local eternizado pelo Grito do Ipiranga de Dom Pedro I, às margens do riacho de mesmo nome.
A inauguração da casa do Independência, fundado em 1918, foi celebrada como um mega evento: houve presença de autoridades, militares, troca de cesta de flores entre os capitães das equipes e mais de um jogo disputado – Ypiranga e Sílex fizeram o duelo preliminar.
Em um gesto de cordialidade, a família Jafet (cujos negócios impulsionaram o desenvolvimento do bairro e que até hoje batiza avenida, rua e praça na capital) ofereceu um troféu ao vencedor da partida entre Palestra e Independência. O pontapé inicial foi dado por Lúcio Veiga, então vice-presidente da APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos).
Em campo, os palestrinos superaram os donos da casa por 4 a 2, com gols de Tedesco, Carrone, Heitor e Melle. Ao final daquela temporada, o Verdão conquistaria o título paulista mais uma vez, consolidando seu primeiro bicampeonato estadual.
C.A. Independência 2×4 Palestra Italia
Data: 07/09/1927
Local: Campo do Independência, em São Paulo (SP)
Árbitro: Benedito do Amaral
Gols: Tedesco, Carrone, Heitor e Melle
Palestra Italia: Nanni; Bianco e Pepe; Xingó, Amílcar e Serafini; Tedesco, Heitor, Carrone, Lara e Melle. Técnico: Dante Vagnotti.




 
                 
                                             
                                             
 


 
                            
 
 



















 
                                