Então campeão paulista, o Palestra Italia foi o escolhido pelo extinto Clube Atlético Independência para a inauguração de seu estádio, no dia 7 de setembro de 1927, exatos 105 anos após a separação oficial entre Brasil e Portugal. O local onde a equipe verde, amarela, azul e branca inaugurava seu campo não poderia ser mais emblemático: o bairro do Ipiranga, em São Paulo, mais precisamente na rua dos Ituanos, bem perto de onde ocorreu o evento conhecido como o Grito do Ipiranga por Dom Pedro I, às margens do riacho de mesmo nome.
A inauguração da casa do Independência, fundado em 1918, foi celebrada como um mega evento. Houve presença de autoridades, militares, troca de cesta de flores entre os capitães das equipes e mais de um jogo disputado – além de Independência x Palestra, houve também um duelo preliminar entre Ypiranga e Sílex.
Em um gesto de cordialidade, a família Jafet (cujos negócios impulsionaram o desenvolvimento do bairro e que até hoje batiza avenida, rua e praça na capital) ofereceu um troféu ao vencedor da partida entre Palestra Italia e Independência. O nome da taça, Lúcio Veiga, foi uma homenagem ao então vice-presidente da APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos). O dirigente, inclusive, deu o pontapé inicial do jogo.
Em campo, o Palestra superou o adversário por 4 a 2, com gols de Tedesco, Carrone, Heitor e Melle. Ao final daquela temporada, o Verdão conquistaria o título paulista mais uma vez, consolidando seu primeiro bicampeonato estadual.
C.A. Independência 2×4 Palestra Italia
Data: 07/09/1927
Local: Campo do Independência, em São Paulo (SP)
Árbitro: Benedito do Amaral
Gols: Tedesco, Carrone, Heitor e Melle
Palestra Italia: Nanni; Bianco e Pepe; Xingó, Amílcar e Serafini; Tedesco, Heitor, Carrone, Lara e Melle. Técnico: Dante Vagnotti.