O primeiro duelo da história entre Palmeiras e Vasco ocorreu em setembro de 1924, no Rio do Janeiro, com o Verdão vencendo por 2 a 0 e levando para casa a Taça Vernith Standard. Em novembro daquele mesmo ano, foi a vez de as equipes se enfrentarem pela primeira vez em São Paulo, valendo a Taça King – a partida terminou empatada e a definição do troféu ficou para um amistoso realizado três anos depois, no Rio, com vitória vascaína.
O terceiro jogo entre os rivais aconteceu em 1925, no Parque Antarctica, e os palestrinos colocaram em disputa a Taça Palestra Italia. Atuando diante de sua torcida, a equipe alviverde não deu chances para os visitantes e venceu por 2 a 0.
Autor do segundo gol palestrino, Loschiavo atuava mais frequentemente como meia nesta época, mas, pela capacidade de se adaptar a diferentes funções, também disputava muitas partidas como atacante ou como zagueiro, posição na qual passa a figurar quase exclusivamente a partir do segundo semestre de 1926.
Palestra Italia 2×0 Vasco da Gama
Data: 15/08/1925
Local: Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Casemiro Santa Maria
Gols: Caetano Imparato e Loschiavo
Palestra Italia: Tucci; Bianco e Nigro; Amílcar, Bertolini e Serafini; Mathias, Loschiavo, Azzi, Caetano Imparato e Melle. Técnicos: Paschoal Cozzi e Amílcar Barbuy
Vasco: Nélson; Leitão e Sá Pinto; Sylvio, Claudionor e Arthur; Pascoal, Torterolli, Moacyr, Milton e Negrito (Lalá).