A convite da Federação Rio-Grandense de Desportos e da Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos, o Palestra Italia aproveitou uma pausa no calendário do Campeonato Paulista e viajou pela primeira vez para o Rio Grande do Sul em novembro de 1936, permanecendo lá por duas semanas.
Depois de passar por Curitiba (PR), onde venceu o combinado Coritiba/Atlético-PR no dia 1 de novembro por 4 a 2 (gols de Moacyr, Luizinho Mesquita, Rolando e Mathias), no então estádio Belfort Duarte (atual Couto Pereira), o Verdão chegou a Porto Alegre (RS) para um inédito confronto com o Internacional, marcado para o dia 8.
Tricampeão paulista em 1932/33/34 e vice em 1935, o Palestra foi tratado pelos jornais locais como “o clube de mais renome e possuidor de maior cartel do país”. O diário A Federação observou a “calorosa e concorrida recepção da delegação bandeirante”, citando que “grande foi o número de desportistas que compareceu ao desembarque”, entre eles, os presidentes de Inter e Grêmio e de outros três clubes gaúchos, políticos, dirigentes de entidades esportivas “e muitos outros diretores de nossos clubes, bem como jogadores e associados”, além de jornalistas.
O Diário de Notícias de Porto Alegre destacou que “ao vencedor do sensacional encontro, a agência local da Twenty Century-Fox, de comum acordo com as Empresas Irmãos Sirangelo, oferecerá uma fina taça”. O troféu colocado em disputa (“uma verdadeira obra-prima da Metalúrgica Scavone, que está exposta em uma das vitrines da casa Vitor”) chamava-se Taça Sob Duas Bandeiras, em referência ao lançamento do filme de mesmo nome que ocorreria dois dias depois no Cinema Guarani, de propriedade das Irmãos Sirangelo (proprietárias, aliás, de diversas salas de cinema na cidade).
A partida foi realizada no Estádio dos Eucaliptos, casa do Inter entre 1931 e 1969, e, apesar da empolgação dos donos da casa, o Palestra fez valer a sua força e venceu por 2 a 1, com dois gols do artilheiro Luizinho Mesquita. O troféu foi entregue no dia 11, no Cinema Guarani, como descreve a edição seguinte de A Federação: “(..) após a matinê do primeiro dia de exibição da película, teve a entrega da bela taça galhardamente conquistada pelo Palestra. O ato revestiu-se de simplicidade e foi assistido pelos jogadores e dirigentes do Palestra, pelo agente da Twenty Century-Fox e pelos sócios das Empresas Sirangelo, além de jornalistas e numerosas outras pessoas.”
Internacional 1×2 Palestra Italia
Data: 08/11/1936
Local: Estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Henrique Maia Faillace
Gols: Luizinho Mesquita, duas vezes
Palestra Italia: Jurandyr; Carnera e Begliomini; Tunga, Dula e Del Nero; Machina, Luizinho Mesquita, Moacyr, Rolando e Mathias.
Técnico: Matturio Fabbi.
Internacional: Penha; Alfeu e Natal; Zezé, Risada e Levi; Garnizé, Salvador, Mancuso, Castilho e Tom Mix