Torneio Brasil-Itália – 1994

Torneio Brasil-Itália – 1994

O Torneio Internacional Brasil-Itália ocorreu em maio de 1994, entre o fim do Campeonato Paulista (vencido pelo Palmeiras) e o início do Campeonato Brasileiro (também vencido pelo Palmeiras). Patrocinada pela Bombril (cujo dono era o mesmo da Lazio-ITA) e pela Parmalat (multinacional que atuava como cogestora do Verdão e do Parma-ITA), a competição contou com as presenças do Palmeiras, do Parma-ITA, campeão da Copa da Uefa (atual Liga Europa) naquela mesma temporada que se iniciaria, da Lazio-ITA, que viria a ser vice-campeã italiana em 1994-95 à frente justamente do Parma-ITA, e do Santos (que viria a ser vice-campeão brasileiro em 1995).

Todos os jogos foram no Estádio Palestra Itália, com os clubes do mesmo país se enfrentando nas semifinais. O Palmeiras bateu o Santos por 1 a 0 (gol de Maurílio), enquanto a Lazio-ITA superou o Parma-ITA por 2 a 1 (a curiosidade é que o gol do Parma-ITA foi marcado pelo atacante Sorato, emprestado pelo Verdão para a disputa do torneio, já que a equipe italiana tinha muitos jogadores servindo suas seleções em preparação para a Copa do Mundo dos Estados Unidos).

No dia seguinte, o Santos garantiu o terceiro lugar ao vencer o Parma-ITA por 3 a 1. Na sequência, antes da decisão, o Palmeiras recebeu da organização do torneio faixas e um troféu (foto abaixo) com o nome de Calisto Tanzi, fundador da Parmalat, em homenagem ao bicampeonato paulista recém-conquistado. Em campo, mesmo desfalcado de seis atletas (Mazinho, Zinho e Rincón em preparação para a Copa, Antônio Carlos e Evair lesionados e Edmundo afastado), os donos da casa se sagraram campeões do quadrangular com triunfo por 3 a 0 sobre a Lazio-ITA (gols de Maurílio e Edilson, duas vezes), recebendo a Taça Bombril-Parmalat.

Pouco mais de um mês depois, Brasil e Itália se enfrentariam na final da Copa do Mundo dos Estados Unidos recheado de jogadores que não puderam disputar o torneio na capital paulista. Do lado verde-amarelo estavam os meias palmeirenses Mazinho e Zinho, enquanto do lado azzurro estavam o goleiro Marchegiani e os atacantes Signori e Casiraghi, da Lazio-ITA, e o goleiro Bucci, os defensores Benarrivo, Apolloni e Minotti e o atacante Zola, do Parma-ITA.

Jogo decisivo:
Palmeiras 3×0 Lazio-ITA

Data: 22/05/1994
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Árbitro: Edmundo Lima Filho
Gols: Maurílio e Edilson, duas vezes

Palmeiras: Fernández (Sérgio); Cláudio, Tonhão (Juari), Cléber e Roberto Carlos (Biro); Cesar Sampaio, Amaral, Jean Carlo e Macula; Maurílio (Magrão) e Edison. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Lazio-ITA: Orsi; Corino, Negro, Bacci e Boli; Cravero (Saurini), Fuser (Sclosa) e Di Matteo; Boksic, Favalli (Di Mauro) e Bonomi. Técnico: Giancarlo Oddi.

PATROCINADORES
Sportingbet
Puma
Fictor
SIL
UNIASSELVI
D’Italia Panelas
Ademicon
PARCEIROS
Pernambucanas
Elo
Canon
Gatorade
A9
wemobi
Socios.com
Zé Delivery
Total Grass
APOIO
Desenvolvido por Foursys