Vizinhos mais próximos entre os clubes paulistanos, com cerca de dois quilômetros de distância, Palmeiras e Nacional se enfrentaram apenas uma vez em uma disputa de título. Foi no Torneio Início do Campeonato Paulista de 1939, quando ainda se chamavam, respectivamente, Palestra Italia e São Paulo Railway Athletic Club.
O clube da Água Branca, localizado em frente à Academia de Futebol, foi fundado em 1919 por funcionários da antiga São Paulo Railway, empresa inglesa com sede na Estação da Luz e que operou a primeira linha férrea do estado, entre Santos e Jundiaí, de 1867 a 1946.
Diretores da empresa, integrantes da colônia inglesa da época, também encontraram no clube um refúgio esportivo após o fim do futebol no São Paulo Athletic Club, tetracampeão paulista entre 1902 e 1912 – fundado em 1888, o SPAC é considerada a agremiação mais antiga da cidade e a responsável por introduzir também o rúgbi, o hóquei sobre grama, o squash e o badminton no Brasil.
Em 1947, após o fim do monopólio inglês, a ferrovia foi nacionalizada e rebatizada de Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Neste mesmo processo ocorreu a mudança de nome da agremiação para Nacional Atlético Clube.
O Torneio Início de 1939 foi disputado no dia 14 de maio com sede no então recém-reformado Estádio Palestra Italia, que seis anos antes se tornara a maior, mais moderna e imponente praça de esportes do país e a primeira da capital paulista a ter arquibancadas de concreto armado, com capacidade total de 30 mil pessoas. Era a última edição antes da inauguração do Estádio do Pacaembu, que a partir de 1940, com raras exceções, foi o palco principal da competição.
Os palestrinos estrearam já na segunda fase, quando venceram o São Paulo, também entrando na segunda fase, por 2 a 0 (gols de Magno e Feitiço). Na semifinal, o Palestra empatou com a Portuguesa por 0 a 0 e avançou com 2 a 0 nos escanteios. Já o São Paulo Railway superara Comercial (1 a 0), Santos (1 a 0) e Corinthians (3 a 2 nos escanteios após empate por 1 a 1) para chegar à decisão.
A esta altura do dia, já chovia bastante na zona oeste da capital. E foi debaixo d’água que o Palestra superou os ferroviários por 2 a 0, gols de Luizinho Mesquita e Magno, para levantar o troféu pela quarta vez.
Jogo decisivo:
Palestra Italia 2×0 São Paulo Railway
Data: 14/05/1939
Local: Estádio Palestra Italia, em São Paulo (SP)
Gols: Luizinho Mesquita e Magno
Árbitro: José Alexandrino
Palestra Italia: Joãozinho; Carnera e Junqueira; Tunga, Oliveira e Del Nero; Luizinho Mesquita, Canhoto, Magno, Feitiço e Zalli. Técnico: Ventura Cambon.