Em 1946, o tradicional debut das competições oficiais em São Paulo, promovido pela Federação Paulista de Futebol, ocorreu no dia 31 de março, no estádio do Pacaembu, envolvendo todos os participantes da primeira divisão estadual.
A curiosidade ficou por conta da presença de duas lendas da história do Palmeiras no comando técnico da equipe: José Junqueira, capitão do time de 1931 a 1945, e Oswaldo Brandão, que teve uma curta carreira de jogador pelo clube no início daquela década e desde o fim de 1945 já se aventurava na função que iria consagrá-lo no futebol brasileiro.
O jovem técnico Brandão, aliás, conquistou dois dos três troféus amistosos que disputou em 1945, começou o ano de 1946 faturando a Taça Cidade de São Paulo (seu primeiro título oficial), e, já ao lado de Junqueira, garantiu mais um troféu amistoso para o Verdão antes da disputa do Torneio Início.
No primeiro compromisso pelo Torneio Início, já pela segundada fase, o Verdão bateu o Juventus, que também entrara direto nas quartas de final, por 1 a 0 (gol de Waldemar Fiume). Na semifinal, vitória diante do Ypiranga, algoz do Corinthians na fase anterior, por 2 a 0 (gols de Waldemar Fiume e Renatinho), e classificação para a final do torneio contra o São Paulo, que deixara para trás Portuguesa e Comercial.
Alternando os títulos de campeão paulista desde 1942 (situação que se repetiu até 1950), alviverdes e tricolores se enfrentavam em uma final de campeonato pela primeira vez desde a adoção do nome Palmeiras pelo time do Parque Antarctica. O jogo foi bastante equilibrado, com empate por 1 a 1 (gol de Oswaldinho) e título para os comandados de Brandão e Junqueira por 4 a 3 nos escanteios.
Outra curiosidade é que o centroavante do Palmeiras naquela competição foi Romeu de Lima, o Lima IV, irmão do ídolo eterno Eduardo Lima, que defendeu o clube de 1938 a 1951. Lima IV disputou 31 partidas pelo Verdão, muitas delas ao lado do irmão mais velho na linha de ataque, e marcou 14 gols.
Jogo decisivo:
Palmeiras 1(4)x(3)1 São Paulo
Data: 31/03/1946
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Gol: Oswaldinho
Árbitro: João Etzel Filho
Palmeiras: Índio; Tremembé e Manduco; Turcão, Túlio e Gengo; Oswaldinho, Waldemar Fiume, Lima IV, Renatinho e Mantovani. Técnicos: Oswaldo Brandão e José Junqueira.