Torneio Laudo Natel – 1972

O Torneio Laudo Natel foi disputado nos anos de 1972, 1973 e 1975 com o objetivo de reunir clubes de destaque do futebol paulista na abertura da temporada, semelhante ao Torneio Início, disputado anualmente até 1958 e que teve uma última edição em 1969. O nome da competição era uma referência ao então governador de São Paulo, que ocupou o cargo no período de 15 de março de 1971 a 15 de março de 1975 indicado pela Ditadura Militar – ele já tinha comandado o estado em 1966 e 1967 após a cassação de Adhemar de Barros, do qual era vice.

Dirigente do São Paulo Futebol Clube, agremiação que presidiu entre 1958 e 1971 (exceto no biênio em que precisou se licenciar para assumir o governado do estado pela primeira vez), Natel ficou famoso por assistir aos jogos do time sentado no banco de reservas quando era governador. Morreu em 2020, perto de completar 100 anos de idade.

Em caráter eliminatório, a primeira fase teve 12 clubes se enfrentando em partidas de ida e volta. Na fase seguinte, os seis classificados (Juventus, Marília, Ferroviária, Comercial, Guarani e São Bento) duelaram, em jogo único, com outros seis clubes que entraram na competição depois (Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos e São Paulo).

O Palmeiras encarou a Ferroviária, que eliminara o América de Rio Preto nos pênaltis após dois empates. Atuando no Estádio Palestra Itália, o Verdão venceu por 1 a 0 (gol de Leivinha) e seguiu no torneio ao lado de Marília, Guarani, São Paulo, Portuguesa e Comercial.

O adversário seguinte, também em jogo único, no Pacaembu, foi o São Paulo, algoz do São Bento de Sorocaba. Depois do empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, os comandados de Oswaldo Brandão avançaram nos pênaltis: 7 a 6. A curiosidade é que o goleiro Emerson Leão desperdiçou uma cobrança.

Classificado direto para a decisão, o Palmeiras esperou o vencedor do confronto entre Portuguesa e Marília – o time do Canindé venceu por 3 a 0. Na final, novamente no Pacaembu, o Verdão garantiu o título com triunfo por 3 a 1 (gols de Leivinha, Ademir da Guia e Fedato).

A edição inaugural do Torneio Laudo Natel foi realizada em fevereiro de 1972, na sequência do Copa do Atlântico, em Mar Del Plata (ARG), vencida pelo Palmeiras, e precedeu o Campeonato Paulista daquele ano, também vencido pelo Verdão.

Nas edições de 1973 e 1975, o Palmeiras foi o vice-campeão: na primeira, perdeu a decisão para o Corinthians; na segunda, disputada em fase de grupos e quadrangular final, ficou atrás apenas do Santos.

Jogo decisivo:
Palmeiras 3×1 Portuguesa

Data: 29/02/1972
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Emídio Marques Mesquita
Gols: Leivinha, Ademir da Guia e Fedato

Palmeiras: Leão; Eurico, Luis Pereira, Alfredo Mostarda e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu Bala, Leivinha, Fedato e Nei. Técnico: Oswaldo Brandão.

Portuguesa: Aguillera; Cardoso, Marinho Perez, Isidoro e Fogueira; Dirceu e Lorico; Xaxá, Cabinho (Benê), Basílio e Wilsinho (Tatá). Técnico: Rubens Minelli.