Torneio Quadrangular João Havelange – 1966

Torneio Quadrangular João Havelange – 1966

Como parte da preparação para a Copa do Mundo de 1966, da qual seria semifinalista, a Seleção da União Soviética excursionou pelo Brasil entre janeiro e fevereiro daquele ano e, logo na primeira parada, em São Paulo, participou do Torneio Internacional João Havelange, um quadrangular ao lado de Palmeiras, Corinthians e Flamengo, que estavam em pré-temporada.

Idealizada pelo Flamengo e patrocinada pela CBD (atual CBF), a competição era para ter sido disputada no Rio de Janeiro. Porém, o Maracanã foi interditado para servir de abrigo a vítimas de uma das piores enchentes da história da cidade – naquele verão de 1966, os cinco dias seguidos de chuvas fortes transbordaram rios e alagaram casas e ruas, deixando mais de 200 mortos e 50 mil desabrigados.

Transferido para São Paulo, o torneio teve a partida inaugural realizada no Parque Antarctica, onde o Palmeiras bateu o Flamengo por 3 a 2 (gols de Servílio e Rinaldo, duas vezes). Dois dias depois, no Morumbi, o Corinthians fez 3 a 1 nos soviéticos, que atuaram com um time misto, inclusive sem o lendário goleiro Lev Yashin.

A tabela previa para o fim de semana seguinte uma preliminar com disputa de terceiro lugar entre os perdedores das semifinais e uma partida final entre os vencedores. No entanto, os patrocinadores do torneio consideraram um desrespeito fazer a União Soviética, vice-campeã da Eurocopa de 1964, atuar numa preliminar. Além disso, havia o interesse do Palmeiras em enfrentar os soviéticos, pois uma vitória sobre eles “representaria excelente credencial para suas futuras temporadas no exterior”, segundo o jornal Correio da Manhã.

Resolvido o impasse, o Palmeiras enfrentou a URSS no dia 29, no Pacaembu, agora sob um novo regulamento: como era comum na época em quadrangulares disputados em duas rodadas, se apenas um clube obtivesse duas vitórias seguidas, este seria considerado o campeão. E assim foi. O Verdão fez 3 a 1 e, como Corinthians e Flamengo empataram em 0 a 0 no Pacaembu dois dias depois, o título foi para o Parque Antarctica.

O nome do torneio foi em homenagem ao então presidente da CBD, João Havelange, que presidiu a entidade de 1958 a 1975 e em seguida presidiu a Fifa até 1998.

Jogo decisivo:
Palmeiras 3×1 Seleção da União Soviética

Data: 29/01/1966
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Gols: Dudu, Ademar Pantera e Rinaldo

Palmeiras: Valdir de Morais; Djalma Santos (Luís Carlos), Djalma Dias, Procópio e Ferrari; Zequinha (Suingue) e Dudu; Jairzinho, Servílio, Dario (Ademar Pantera) e Rinaldo. Técnico: Mário Travaglini.

URSS: Lev Yashin; Ponomarev, Shesterniev, Afonin e Danilov; Malofeiev e Khusainov; Metreveli, Kopaiev (Chislenko), Banichevski e Meskhi. Técnico: Nikolai Morozov.

PATROCINADORES
Sportingbet
Puma
Fictor
SIL
UNIASSELVI
Ademicon
PARCEIROS
Pernambucanas
Elo
Canon
Gatorade
A9
wemobi
Claro
Socios.com
Zé Delivery
Total Grass
APOIO
Desenvolvido por Foursys