Torneio Quadrangular João Havelange – 1966

Como parte da preparação para a Copa do Mundo de 1966, da qual foi semifinalista, a Seleção da União Soviética excursionou pelo Brasil entre janeiro e fevereiro e, logo na primeira parada, em São Paulo, participou do Torneio Quadrangular João Havelange ao lado de Palmeiras, Corinthians e Flamengo, que estavam em pré-temporada.

Na primeira rodada, os palmeirenses bateram os flamenguistas por 3 a 2 (gols de Servílio e Rinaldo, duas vezes), enquanto os corintianos fizeram 3 a 1 nos soviéticos, que atuaram com um time misto, inclusive sem o lendário goleiro Lev Yashin. Na sequência, Corinthians e Flamengo empataram sem gols, e o Verdão venceu a União Soviética, que desta vez atuou com força máxima, por 3 a 1, ficando com a taça do torneio após a desistência dos europeus em continuar na competição.

O nome do torneio foi em homenagem ao então presidente da CBD (atual CBF), João Havelange, que presidiu a entidade de 1958 a 1975 e em seguida presidiu a Fifa até 1998.

Jogo decisivo:
Palmeiras 3×1 Seleção da União Soviética

Data: 29/01/1966
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Gols: Dudu, Ademar Pantera e Rinaldo

Palmeiras: Valdir de Morais; Djalma Santos (Luís Carlos), Djalma Dias, Procópio e Ferrari; Zequinha (Suingue) e Dudu; Jairzinho, Servílio, Dario (Ademar Pantera) e Rinaldo. Técnico: Mário Travaglini.

URSS: Lev Yashin; Ponomarev, Shesterniev, Afonin e Danilov; Malofeiev e Khusainov; Metreveli, Kopaiev (Chislenko), Banichevski e Meskhi. Técnico: Nikolai Morozov.