Torneio Rio-São Paulo – 1951

A conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1951 representou o terceiro título de um total de cinco vencidos em sequência e que ficaram conhecidos como as cinco coroas – Taça Cidade de São Paulo de 1950, Campeonato Paulista de 1950, Rio-São Paulo de 1951, Taça Cidade de São Paulo de 1951 e Mundial Interclubes de 1951. E esta terceira coroa teve um gosto mais do que especial, pois foi conquistada diante do maior rival.

O certame foi disputado por oito equipes, em jogos só de ida e por pontos corridos, com partidas extras em caso de empate na pontuação. A campanha alviverde foi boa, conquistando cinco vitórias, sendo quatro delas por goleada, incluindo a maior da história entre Palmeiras e Flamengo (7 a 1). Além dos rubro-negros, Portuguesa (4 a 1), Bangu (4 a 2) e Vasco (4 a 1) sofreram com a força do ataque comandado por Lima, Aquiles, Liminha, Jair Rosa Pinto e Rodrigues. Os palestrinos ainda venceram o São Paulo (2 a 0) e perderam duas vezes, uma para o América-RJ (4 a 6) e outra para o Corinthians (0 a 3).

Esta última derrota foi vingada, pois, empatados ao final do turno, palmeirenses e corintianos se enfrentaram mais duas vezes com o intuito de definir o campeão. No primeiro jogo, o Verdão esteve à frente do placar duas vezes com gols de Liminha e Homero (contra), mas os rivais buscaram o empate. Até que o artilheiro torneio resolveu a partida – Aquiles marcou e definiu o 3 a 2. No segundo embate, Jair Rosa Pinto e novamente Aquiles abriram boa vantagem. Luizinho até descontou, mas Jair deu números finais à disputa e levou o bicampeonato do Torneio Rio-São Paulo para a sala de troféus do Palestra Italia.

Campanha:
Jogos: 9 (7 vitórias e 2 derrotas)
Gols marcados: 31
Gols sofridos: 17

Jogo decisivo:
Palmeiras 3×1 Corinthians
Torneio Rio-São Paulo de 1951 (Partida de desempate – 2º jogo)
11/04/1951
Estádio do Pacaembu. São Paulo-SP
Público: 54.465
Juiz: Dante Rossi (SP)
Expulsos: Luiz Villa (PAL) e Cláudio (COR)
Palmeiras: Oberdan; Salvador e Oswaldo; Waldemar Fiúme, Luiz Villa e Dema; Lima, Aquiles, Liminha, Jair Rosa Pinto e Rodrigues. Técnico: Ventura Cambon.
Corinthians: Cabeção; Homero e Rosalém; Idário, Touguinha (Lorena) e Julião; Cláudio, Luizinho, Baltazar (Jackson), Nardo e Nelsinho. Técnico: Newton Senra.
Gols: Jair Rosa Pinto (17’ do 1ºT-PAL), Aquiles (33’ do 1°T-PAL), Luizinho (34’ do 1ºT-COR) e Jair Rosa Pinto (7’ do 2ºT-PAL).