Desde a edição de 2024 do Campeonato Paulista, a Federação Paulista de Futebol passou a entregar troféus aos vencedores de cada clássico da fase de grupos envolvendo os quatro clubes grandes do estado. Em 2026, o Palmeiras conquistou o primeiro Troféu Derby ao vencer o Corinthians por 1 a 0, na Neo Química Arena, em duelo válido pela sétima rodada da competição. O gol palestrino foi anotado pelo atacante Flaco López.
O Verdão foi o primeiro clube a conquistar os três troféus possíveis que a Federação Paulista de Futebol (FPF) coloca em disputa nos clássicos das fases de classificação do estadual. O Alviverde venceu o Troféu Clássico da Saudade contra o Santos em 2024, 2025 e 2026, o Troféu Choque-Rei contra o São Paulo em 2026 e, por último, o Troféu Derby contra o Corinthians em 2026.
O confronto entre os dois clubes foi batizado como O Derby pelo jornalista Thomaz Mazzoni, do jornal A Gazeta Esportiva, em referência ao Derby de Epsom, a mais importante corrida de cavalo do mundo.
Corinthians 0x1 Palmeiras
Data: 08/02/2026
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Gol: Flaco López
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, Gabriel Paulista, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Vitinho); Raniele, Matheus Pereira (Rodrigo Garro), André (Dieguinho) e Breno Bidon (Pedro Raul); Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Marlon Freitas, Allan (Ramón Sosa), Andreas Pereira e Mauricio; Flaco López (Lucas Evangelista) e Vitor Roque (Luighi). Técnico: Abel Ferreira.
























