Troféu Naranja (Espanha) – 1997

Tradicional torneio de verão realizado na cidade espanhola de Valencia desde 1959, o Troféu Naranja reuniu em sua edição de 1997 os donos da casa e duas equipes brasileiras, Palmeiras e Flamengo. O regulamento da competição previa disputa de pênaltis em todas as partidas, independentemente do resultado, valendo um ponto extra ao vencedor.

No primeiro duelo do triangular, o Palmeiras perdeu por 3 a 1 para o Valencia-ESP, com três gols de Romário (enquanto Zinho fez o do Verdão), mas venceu por 5 a 4 nas penalidades, somando um ponto contra três dos espanhóis. No jogo seguinte, contra o Flamengo, vitória alviverde por 2 a 0 no tempo normal (gols de Zinho e Oséas) e por 5 a 4 nas penalidades, somando quatro pontos aos comandados de Luiz Felipe Scolari.

Com cinco pontos no total, contra três do Valencia e zero do Flamengo, bastou ao Palmeiras torcer por uma vitória rubro-negra sobre os anfitriões no tempo normal. E foi o que aconteceu: o Flamengo fez 3 a 1 no Valencia-ESP e ainda ganhou nos pênaltis, por 4 a 1, terminando a competição em segundo lugar, com quatro pontos.

Jogo decisivo
Palmeiras 2 (5)X(4) 0 Flamengo

Data: 21/08/1997
Local: Mestalla, em Valencia (ESP)
Árbitro: Losantos Omar (ESP)
Gols: Zinho e Oséas
* nos pênaltis: Alex, Marquinhos, Chris, Pimentel e Roque Júnior

Palmeiras: Velloso; Pimentel, Roque Júnior, Cléber e Júnior (Wagner); Galeano, Amaral (Marquinhos), Alex e Zinho (Rogério); Euller (Edmílson) e Oséas (Chris). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Flamengo: Clemer; Fábio Baiano, Júnior Baiano, Luiz Alberto e Gilberto (Leandro); Bruno Quadros, Jorginho, Piekarski e Lúcio (Evandro); Renato Gaúcho (Iranildo) e Sávio. Técnico: Paulo Autuori.