O Troféu Provincia di Lucca foi ofertado ao Palmeiras em três diferentes ocasiões, todas em comemoração ao aniversário da seção paulista da Associazione Lucchesi nel Mondo, organização criada em dezembro de 1968 para manter o vínculo entre os cidadãos oriundos de Lucca (ITA) espalhados por diversos países devido ao processo emigratório pós-Segunda Guerra Mundial.
Em São Paulo, a sede da associação foi fundada no dia 21 de maio de 1974, em evento realizado no Circolo Italiano, com o intuito de promover atividades culturais, assistenciais, esportivas e sociais, além de divulgar o turismo e os produtos da província de Lucca, localizada na região noroeste da Toscana, vizinha à de Pisa.
O primeiro Troféu Provincia di Lucca surgiu no aniversário de 20 anos da Associação Lucchesi nel Mondo em São Paulo, em maio de 1994, e foi recebido pelo Verdão após vitória sobre o Ituano por 1 a 0 (triunfo que também deixou a equipe a um ponto de garantir o bicampeonato paulista).
Palmeiras 1×0 Ituano
Data: 8/5/1994
Local: Estádio Palestra Italia, em São Paulo (SP)
Árbitro: Silas Santana
Gol: Rincón
Palmeiras: Gato Fernández; Cláudio, Tonhão, Cléber e Roberto Carlos; Cesar Sampaio, Mazinho, Rincón e Zinho; Edilson (Amaral) e Evair (Sorato). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Ituano: Maisena; Ronaldo, Júnior Paulista, Júnior Mineiro e Orlando; Cícero, Batata e Ribamar (Márcio Luís); Romeu, Lima (Sandro Gomes) e Alberto. Técnico: Valdemar Carabina.
O segundo troféu foi em homenagem aos 25 anos da instituição, em maio de 1999, com goleada por 4 a 1 sobre a Inter de Limeira, também em duelo válido pelo Campeonato Paulista.
Palmeiras 4×1 Inter de Limeira
Data: 16/5/1999
Local: Estádio Palestra Italia, em São Paulo (SP)
Árbitro: Romildo Corrêa
Gols: Júnior e Alex, três vezes
Palmeiras: Sérgio; Taddei, Rivarola, Roque Júnior e Júnior; Pedrinho (Juliano), Tiago Silva e Alex; Euller (Rubens Júnior), Oséas e Edmílson (Ferrugem). Técnico: Flávio “Murtosa” Teixeira.
Inter de Limeira: Marcelo Bezerra; Calu, Missinho, Lica e Daniel Júnior; Émerson, Cebola, Marcinho e Juninho (Fabiano); Auecione e Paquito. Técnico: Edu Marangon.
Já o terceiro, em junho de 2009, tem o nome de Troféu Lucca, pois, além dos 35 anos da associação lucchesi, também comemorou o aniversário de 25 anos do Circolo Toscano, outra organização sociocultural fundada por italianos e descendentes em São Paulo, esta em 1983. O duelo com o Santos era válido pelo Campeonato Brasileiro.
Palmeiras 1×1 Santos
Data: 28/6/2009
Local: Estádio Palestra Italia, em São Paulo (SP)
Árbitro: Leonardo Gaciba
Gols: Obina
Palmeiras: Marcos; Wendel (Ortigoza), Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre (Edmílson), Souza, Cleiton Xavier e Diego Souza; Willians (Felipe) e Obina. Técnico: Jorginho Cantinflas
Santos: Douglas; Wagner Diniz, Fabão, Domingos e Pará (Molina); Roberto Brum, Rodrigo Souto e Paulo Henrique Ganso (Paulo Henrique Rodrigues); Madson, Neymar (Róbson) e Kleber Pereira. Técnico: Vagner Mancini.