Departamento de Comunicação

O Palmeiras venceu o Cerro Porteño-PAR por 2 a 0, nesta quarta-feira (07), em Assunção (PAR), e se classificou para as oitavas de final da CONMEBOL Libertadores pela 18ª vez na história, recorde entre os clubes brasileiros – com 100% de aproveitamento, o Verdão lidera o Grupo G do torneio com 12 pontos conquistados, seguido por Cerro Porteño-PAR e Sporting Cristal-PER, com quatro, e Bolívar-BOL, com três. Os gols palestrinos foram anotados por Estêvão e Vitor Roque.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Único clube que venceu todas as partidas nesta Libertadores, o Palmeiras registrou a melhor campanha da fase de grupos cinco vezes nas últimas sete edições da competição (recorde continental neste século), sendo três consecutivas, em 2018, 2019 e 2020 (recorde continental), e estabelecendo o melhor desempenho da história em 2022, quando obteve seis vitórias em seis jogos, com 22 gols de saldo. Em 2023, foram cinco vitórias e um empate, com dez gols de saldo.

O Maior Campeão do Brasil alcançou oito vitórias consecutivas como visitante pela primeira vez desde o período entre abril e maio de 2021, quando bateu Universitario-PER, Guarani, Santo André, Defensa y Justicia-ARG, Ponte Preta, Independiente del Valle-EQU, Red Bull Bragantino e Corinthians. Na atual série, o Alviverde passou por Sporting Cristal-PER, Sport, Internacional, Fortaleza, Bolívar-BOL, Ceará, Vasco e Cerro Porteño-PAR. Dos times que disputam a Série A do Brasileirão, o time palestrino é o único que venceu as oito partidas mais recentes como visitante. 

O Palmeiras está invicto há 19 jogos como visitante, com 16 vitórias e três empates. É a maior sequência sem derrotas do clube fora de casa desde o período entre novembro de 1995 e maio de 1996, quando registrou 21 partidas de invencibilidade (20 vitórias e um empate). É a maior sequência também entre todos os clubes que disputam a Série A do Brasileirão. 

O Verdão perdeu apenas sete dos últimos 50 jogos como visitante (desde o empate por 2 a 2 com o Fortaleza na capital cearense pelo Campeonato Brasileiro de 2023, são 28 vitórias e 15 empates). No geral, independentemente de mando, o Verdão venceu 10 das últimas 11 partidas – só foi derrotado pelo Bahia, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. 

Além disso, o Palmeiras está invicto há dez jogos fora do Brasil pela Libertadores – depois do revés para o Bolívar-BOL, pela fase de grupos de 2023, foram oito vitórias e dois empates no exterior. O Verdão sofreu só uma derrota nas últimas 28 partidas em solo estrangeiro pela principal competição do continente, somando 22 vitórias e cinco empates.

No total, o Palmeiras ostenta 52 vitórias atuando fora do Brasil pela Libertadores (são 96 jogos, 18 empates, 26 derrotas, 172 gols marcados e 106 gols sofridos). É o brasileiro com mais resultados positivos no exterior na história da competição, seguido por Grêmio e Flamengo (ambos com 32), Cruzeiro (29) e Santos (28). 

O Alviverde venceu os últimos seis duelos com o Cerro Porteño-PAR, todos na era Abel Ferreira pela Libertadores (foram 16 gols marcados e apenas um sofrido nos confrontos válidos pelas oitavas de final de 2022 e pelas fases de grupos de 2023 e 2025). No Paraguai, o Verdão venceu as quatro mais recentes e jamais foi derrotado pelo rival (são cinco vitórias e três empates no total, todos pela Libertadores).

O clube paraguaio é o time que o Maior Campeão do Brasil mais enfrentou, mais venceu e mais fez gols na história da competição: 16 jogos (à frente do Boca Juniors-ARG, com 12), dez vitórias (seguido pelo Peñarol-URU, com sete) e 33 bolas na rede (seguido pelo Universitario-PER, com 20).

MARCAS INDIVIDUAIS 

> Weverton se isolou no topo da lista de goleiros com mais partidas sem ser vazado na história da Libertadores (soma 49, sendo 43 pelo Palmeiras e seis pelo Athletico-PR, seguido por Fábio, do Fluminense, com 48). Também alcançou a 7ª posição na lista de atletas com mais partidas na história da competição (soma 95, sendo 75 pelo Palmeiras, ao lado do ex-jogador argentino D’Alessandro).

> Gustavo Gómez completou 50 vitórias pelo Palmeiras na Libertadores.

> Raphael Veiga igualou São Marcos na 4ª posição do ranking de jogadores com mais partidas pelo Palmeiras em Libertadores (57 jogos).