Departamento de Comunicação

O Palmeiras e o Instituto Ame Sua Mente se juntaram em prol de uma causa muito importante nos dias de hoje: cuidar da saúde mental. Por meio do programa institucional Por Um Futuro Mais Verde, o Verdão criou a campanha “A Melhor Defesa é a Conversa”, com iniciativas que envolveram as escolas de futebol do clube, as redes sociais palestrinas e que terminarão no jogo deste sábado (20), às 21h, diante do Cruzeiro, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

“Desde que começamos o programa Por Um Futuro Mais Verde, assumimos o compromisso de ajudar a divulgar causas que realmente são importantes para a sociedade. Nos últimos anos, ficou ainda mais evidente que devemos cuidar da nossa saúde como um todo, não somente fisicamente, mas mentalmente também. E é fundamental que isso aconteça desde cedo com os nossos jovens”, afirmou a presidente Leila Pereira.

Como pontapé inicial, o Alviverde promoveu uma palestra aos professores do clube social e da Academia de Futebol Palmeiras, rede de escolas de futebol oficial do Maior Campeão do Brasil, destacando a importância do cuidado com a saúde mental de alunos e alunas – a conversa foi liderada pelo Dr. Gustavo Estanislau, do Instituto Ame Sua Mente. Com isso, os professores realizaram uma dinâmica diferenciada com os alunos, ficando em silêncio durante uma atividade inteira, evidenciando como é importante um conversar com o outro em qualquer situação.

Além disso, desde a manhã deste sábado, as redes sociais do Palmeiras dispensaram o uso da legenda em todas as publicações, utilizando apenas imagens para se comunicar com os seus torcedores, que logo notaram algo diferente do habitual. Para finalizar, antes do encontro com o Cruzeiro nesta noite, todas as crianças que entrarão em campo com o time alviverde vestirão camisetas alusivas à campanha.

A Melhor Defesa é a Conversa

A iniciativa do Palmeiras, juntamente com o Instituto Ame Sua Mente, surgiu para dar luz a um problema que faz parte do cotidiano de muitos jovens, principalmente depois da pandemia de COVID-19. Com o crescimento do número de crianças e adolescentes com transtorno psicológico, tornou-se ainda mais necessário reforçar a importância da comunicação, que é uma habilidade que deve ser estimulada e treinada.

Pequenas interações são portas para conversas e relações mais profundas. Consequentemente, quanto mais próximos, mais abertos estamos a compartilhar e sinalizar quando algo não está legal conosco. Se a melhor defesa é a conversa, precisamos preparar aqueles que estão mais próximos dos jovens no dia a dia, os mais aptos a identificar e direcionar as crianças para um atendimento: os professores.

Esta ação faz parte do programa Por Um Futuro Mais Verde, que busca consolidar o Palmeiras como uma organização responsável e geradora de impacto positivo para a indústria do futebol e toda a sociedade. O projeto de responsabilidade institucional conta com pilares econômico, social e ambiental. Quer saber mais? Clique aqui!