Departamento de Comunicação

A trajetória vencedora de Abel Ferreira no Palmeiras não poderia ficar apenas dentro das quatro linhas. Marcado na história do clube depois das grandes conquistas pelo Alviverde, como os títulos da Copa do Brasil 2020, da Libertadores 2020 e 2021 e da Recopa Sul-Americana 2022, o comandante também eternizou a sua passagem pelo Maior Campeão do Brasil no livro “Cabeça fria, coração quente”, que reúne bastidores do trabalho do português e sua comissão técnica ao longo das temporadas de 2020 e 2021 no futebol brasileiro, com segredos, reflexões e métodos revelados em primeira pessoa.

>Clique aqui e garanta já o livro “Cabeça fria, coração quente”!

E, na segunda-feira (14), no campus Mooca do Centro Universitário FAM, 78 sócios-torcedores Avanti tiveram a inesquecível oportunidade de encontrar com Abel e a sua comissão para serem agraciados com um exemplar autografado da obra – todos os sócios selecionados pelo programa nasceram em 1978, ano de nascimento do treinador do Verdão. Durante o encontro, Abel Ferreira e seus auxiliares também foram homenageados com uma placa pela presidente Leila Pereira e participaram de um bate-papo literário em uma transmissão ao vivo da TV Palmeiras/FAM.

“É um prazer muito grande prestar esta homenagem por tudo o que vocês têm proporcionado a mim e aos nossos milhões de torcedores. Como presidente do Palmeiras, ter pessoas como vocês ao meu lado enaltece ainda mais a nossa trajetória. Uma trajetória que será a cada dia mais vitoriosa. Não tem lugar mais apropriado para nós lançarmos o livro de vocês do que em um centro universitário. É uma honra muito grande estar aqui com vocês, é um orgulho muito grande ter vocês ao nosso lado nesta trajetória tão vitoriosa. É uma homenagem muito singela, mas de coração. O livro não é só para amantes de futebol, mas para todos que gostam de ler e querem saber de uma trajetória vitoriosa”, declarou Leila Pereira, presidente do Palmeiras.

A presidente Leila Pereira marcou presença no evento de lançamento do livro “Cabeça fria, coração quente”, na FAM (Fabio Menotti/Palmeiras)

Muito grato, Abel valorizou mais um momento especial em sua carreira. “É uma honra muito grande poder estar aqui, no centro do conhecimento. Nada melhor do que vir a uma faculdade, é um privilégio estar aqui. Este é um livro que fala de vitórias e de derrotas também porque a nossa vida não é feita só de flores e rosas, até rosas têm espinhos. Portanto, faz parte da nossa vida. Este livro tem uma vertente solidária, e toda receita será revertida para duas instituições”, falou o treinador, que contou como surgiu a ideia de publicar o livro.

“Chegando ao Brasil, rapidamente queríamos aprender sobre a cultura do futebol brasileiro, e perguntamos ao Cícero (Souza, gerente de futebol) se havia um livro direcionado ao futebol que poderíamos ler. Ele disse que haviam poucos. E foi nesse dia que falei ao Tiago (Costa, observador técnico): ‘A partir de hoje, o diário que íamos fazer em Braga, começaremos a fazer aqui’. Fomos escrevendo o livro e, até o fim da primeira Libertadores, estava completo. Houve a ideia de lançar primeiramente em Portugal, mas eu disse não. O livro tinha de ser lançado onde foram as nossas experiências, no Brasil e por uma editora brasileira. Desde a Libertadores (2020), não houve férias, não deu para fechar todo o processo. Continuamos jogando e chegou a segunda Libertadores. Tínhamos uma capa completamente diferente desta. E, no fim da Libertadores (2021), o livro estava praticamente finalizado”, disse.

Um dos convidados do Avanti para o evento, o advogado Carlos Eduardo Silva, 43 anos e sócio do Plano Ouro, mostrou muita emoção com a oportunidade proporcionada pelo programa de sócio-torcedor do Verdão. “A história do convite do Avanti foi bem interessante porque eu tinha comprado o livro na pré-venda. O livro chegou na sexta-feira, e a primeira coisa que vi foi a frase do capítulo 1: ‘Quando realmente todos querem muito alguma coisa, ela acontece’. Eu queria muito um autógrafo e pensei: ‘Como conseguirei chegar até o Abel?’. E é incrível que eu li essa página, pensei nisso e tudo aconteceu no mesmo dia. No mesmo dia, eu recebi o contato do Avanti”, recordou. “É muita emoção, a gente se sente pequenininho perto de alguém que está tão grande no Palmeiras em tão pouco tempo. Ele conversa com a gente como se fosse uma pessoa conhecida, a gente se sente acolhido e muito confortável”, completou.

Saiba mais sobre o livro “Cabeça fria, coração quente”

O livro é um relato coletivo de Abel Ferreira e seus assistentes Carlos Martinho, João Martins, Tiago Costa e Vitor Castanheira, que o acompanham no trabalho diário no Verdão desde a chegada ao clube, em novembro de 2020. A publicação é mais um lançamento da Garoa Livros, com apoio da Sociedade Esportiva Palmeiras, e o preço de lançamento é de R$ 74,90 – a receita de royalties do treinador será doada a instituições de caridade escolhidas por ele e pelo clube.

Abel e comissão técnica relatam em três partes detalhes de suas vivências e aprendizados no Palmeiras. Além disso, fazem considerações sobre o futebol brasileiro e revelam um registro fotográfico que inclui imagens inéditas de bastidores. O treinador divide ainda análises táticas e segredos da preparação para jogos importantes da equipe nas duas últimas temporadas.

O livro “Cabeça fria, coração quente” está à venda na PalmeirasStore.com, com a edição física, e na Amazon, com as edições física e digital – as duas versões da obra, inclusive, já são as mais vendidas na categoria Biografias Esporte e Lazer do site da Amazon.