Departamento de Comunicação

Treinador com mais títulos na história do Palmeiras (ao lado de Oswaldo Brandão, com dez conquistas), Abel Ferreira se tornou nesta quinta-feira (19) o quinto técnico mais longevo do futebol brasileiro em todos os tempos. Há cinco anos, três meses e 15 dias no comando do Verdão, o português superou Telê Santana, que permaneceu no São Paulo por cinco anos, três meses e 14 dias, entre 1990 e 1996.

À frente do trabalho desenvolvido por Abel no Maior Campeão do Brasil, estão apenas as passagens de Flávio Costa pelo Flamengo (oito anos, entre 1938 e 1946), Henry Welfare pelo Vasco (dez anos e sete meses, entre 1926 e 1937), Lula pelo Santos (12 anos e sete meses, entre 1954 e 1967) e Amadeu Teixeira pelo América-AM (53 anos, de 1955 a 2008).

“Para mim, é um orgulho poder chegar a uma marca como esta. Ela é consequência de um trabalho coletivo bem feito por todos: pela nossa direção, pelas direções anteriores, pelos nossos torcedores e por tudo aquilo que fazemos enquanto staff, enquanto clube e enquanto família. Somos uma equipe que representa muito bem aquilo que são os valores do Palmeiras, que é um estilo de vida e uma forma de ser e estar na vida e no futebol”, disse Abel, que estreou pelo Palestra no dia 5 de novembro de 2020: vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, pela Copa do Brasil.

Ao todo, a comissão técnica portuguesa soma 407 partidas, com 236 vitórias, 95 empates e 76 derrotas. Abel, aliás, é o treinador estrangeiro com mais troféus na história do futebol nacional (dez), com mais títulos de Campeonato Brasileiro (dois) e com mais conquistas de Paulista (três) – e ainda o único técnico estrangeiro a ganhar a Copa do Brasil (em 2020).

A presidente palmeirense Leila Pereira parabenizou Abel pela façanha atingida nesta quinta-feira. Em dezembro, a empresária renovou o contrato do treinador até dezembro de 2027, quando terminará o seu segundo mandato à frente do Verdão.

“Eu já disse algumas vezes que considero o Abel (Ferreira) o maior treinador da história do Palmeiras e tenho certeza de que essa parceria de mais de cinco anos ainda renderá muitas conquistas para nós”, afirmou. “O Palmeiras é um clube que acredita no planejamento e que dá confiança para os seus profissionais desempenharem as suas funções. Agimos com a razão em todos os momentos. Não por acaso, estamos sempre disputando títulos e sendo protagonistas no futebol brasileiro, sul-americano e mundial.”

Referência profissional

Fã de Telê, que teve três passagens pelo Verdão (1979-1980, 1990 e 1997), Abel falou sobre a honra de superar a marca estabelecida por um personagem tão importante.

“O Telê Santana é uma referência, alguém que deixou um legado absolutamente extraordinário. Eu sei que é difícil ficar tanto tempo em um clube, mas isso só é possível quando há estrutura e processos. E, logicamente, porque apresentamos resultados esportivos e financeiros. No Palmeiras, nós vemos as coisas para além daquilo que é o resultado final”, disse Abel.

“Todos queremos ganhar, queremos títulos, mas o que fazemos vai além disso. Portanto, é um orgulho e uma gratidão muito grande poder estar no Palmeiras e chegar a uma marca que nem eu mesmo pensei que chegaria. Eu espero, como diz a nossa presidente, que seja eterno enquanto dure. E, enquanto durar, que seja com esta intensidade e amor por aquilo que é um bem maior, que é o Palmeiras.”

Nesta semana, o treinador recebeu um vídeo do filho de Telê, Renê Santana, que fez questão de cumprimentá-lo pelo trabalho desenvolvido no Palmeiras.

“Já tive a oportunidade de falar com o Renê Santana pessoalmente, perguntar-lhe como era o seu pai. Tive curiosidade de conhecê-lo e entender por que o pai dele foi essa referência do futebol brasileiro em vários clubes, entre eles o Palmeiras, e também pelo excelente trabalho que fez na Seleção de 1982. Trata-se de uma equipe mundialmente reconhecida até hoje”, lembrou-se.