Adriano brilha, Palmeiras goleia e avança na Copa do Brasil

Agência Palmeiras
Érica Tsanakaliotis

Após empatar o Choque Rei em 1 a 1 pelo Campeonato Paulista, o Palmeiras subiu em campo, nesta quarta-feira (02), em busca de avançar para a segunda fase da Copa do Brasil. O Verdão venceu o primeiro jogo em Teresina por 2 a 1, mas não eliminou a segunda partida. Pressionando desde o começo, o Alviverde Imponente impôs respeito e goleou o Comercial-PI por 5×1, com 4 gols de Adriano e um de Gabriel Silva.

Clique aqui e confira os detalhes da partida

O Palmeiras iniciou a partida não dando oportunidades para os visitantes. Com menos de cinco minutos de jogo, o Verdão já havia criado três lances de perigo. As poucas vezes que o Comercial-PI chegou ao gol palmeirense, não levou perigo para o goleiro Deola.

Aos 14min, o árbitro Marcio Chagas da Silva, assinalou falta a favor da equipe palmeirense. Marcos Assunção foi para a cobrança e obrigou o goleiro a fazer uma grande defesa, mas a sobra ficou para Kleber, que chutou em cima da zaga.

O técnico Luiz Felipe Scolari foi obrigado a fazer a primeira alteração do jogo aos 25min de bola rolando. Kleber, após sentir lesão na coxa esquerda, cedeu seu lugar para Luan. Mesmo com a saída do Gladiador, o Palmeiras continuou pressionando a defesa e chegando muitas vezes a meta adversária, mas sem sucesso nas finalizações.

Aos 34min, o Palmeiras perdeu a chance mais clara de gol após Luan chutar cruzado da esquerda e a bola sobrar limpa para Adriano chutar na marca do pênalti. Mas, o atacante pegou mal na bola e ela saiu à esquerda do goleiro Neto.

No final do primeiro tempo, o Verdão incendiou a torcida. Danilo soltou uma bomba de fora da área, o goleiro ainda conseguiu espalmar e a bola acertou o travessão. No rebote, a zaga do Comercial colocou para escanteio.

O Bolão está de volta!Clique aqui e participe!

Para a segunda etapa, ambas as equipes entraram em campo com a mesma formação. Logo no início, aos 6min, Adriano arrancou e carregou até ser derrubado na pequena área. No lance, o juiz marcou pênalti e expulsou o zagueiro do Comercial-PI. Valdivia foi para a cobrança e chutou fraco no canto do goleiro Neto, que caiu para defender a grande oportunidade do Verdão de abrir o placar.

Mesmo com o pênalti desperdiçado, o Alviverde Imponente não desistiu e continuou em busca do primeiro gol da partida. Aos 16min, Felipão substituiu Cicinho por Patrik na intenção de colocar o time mais para frente. E deu certo. Na sua primeira participação, o camisa 40 tocou para Valdivia lançar para Adriano que estava dentro da área e tocar na saída do goleiro e balançar as redes. Palmeiras 1×0 Comercial-PI, com direito a dança de Michael Jackson.

Empolgado com o gol, a equipe palmeirense não saiu mais do ataque. Aos 20min, Marcos Assunção levantou na área e Adriano, mais uma vez, estava lá para marcar seu segundo gol no jogo! Após o gol, Scolari realizou sua terceira e última alteração: saiu Marcos Assunção e entrou o volante Chico.

Aos 27min, Binha recebeu livre na área palmeirense e marcou o único gol do time piauiense. Sem abalar, o Verdão partiu pra cima e, aos 34min, Tinga abriu para Patrik na direita, que tocou para Adriano desviar de cabeça e marcar o seu terceiro gol.

E parecia ser a noite do jovem atacante. Dois minutos depois, Adriano recebeu um cruzamento pela esquerda e subiu livre para, mais uma vez, marcar para o Verdão. Após o gol e com um a menos, o Comercial relutava em campo só esperava a hora do juiz apitar o final da partida. Mas, antes disso acontecer, deu tempo de aumentar o placar da goleada. Adriano tentou mais uma vez, invadiu e chutou cruzado. O goleiro defendeu, mas soltou no pé de Gabriel Silva que não desperdiçou e ampliou o placar. Palmeiras 5×1 Comercial-PI.

No restante da partida, o Verdão apenas administrou o placar para garantir a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.

Com a vitória, o Palmeiras avança para a segunda fase da Copa do Brasil e seu adversário será o Uberaba-MG. O próximo duelo do Verdão está marcado para sábado (05), às 18h30, contra o Santo André em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Paulista.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 5 x 1 COMERCIAL-PI

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 02 de março de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Renda: R$ 134.461,00
Público: 3.509 pagantes
Árbitro: Marcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Tatiana Jacques de Freitas (ambos RS).
Cartões amarelos: Marcos Assunção, Thiago Heleno e Cicinho (Palmeiras); Isael e Thiago (Comercial-PI)
Cartões vermelhos: Rafael e Evandro (Comercial-PI)
Gols:
PALMEIRAS: Adriano, aos 18, 21, 33 e 35 minutos do segundo tempo; Gabriel Silva, aos 39 minutos do segundo tempo.
COMERCIAL: Binha, aos 28 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Deola; Cicinho (Patrik), Danilo, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Marcos Assunção (Chico), Márcio Araújo, Tinga e Valdívia; Adriano e Kleber (Luan)
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

COMERCIAL-PI: Neto; Barata, Júnior Soares, Rafael e Thiago; Ivan, Fred, Evandro e Isael (Binha); Toni (Paulinho) e Zé Rodrigues (Bezerra)
Técnico: Anibal Lemos.