Amparado por retrospecto favorável, Verdão enfrenta Sport pela 52ª vez

Agência Palmeiras
André Lima

Adversário deste sábado (20), o Sport Club do Recife já foi derrotado pelo Palmeiras em 26 oportunidades, enquanto os pernambucanos triunfaram 15 vezes sobre os paulistas, além de ter havido 10 empates. No total são 51 jogos entre as equipes, com 73 gols alviverdes marcados e 55 rubro-negros. O Alviverde ostenta ainda a maior sequência invicta entre as equipes – são 11 embates entre setembro de 1989 e maio de 1998, com oito vitórias e três derrotas. No entanto, o time de Palestra Italia saiu derrotado no último confronto, válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B.

O primeiro encontro da história ocorreu no dia 20 de maio de 1955, na Ilha do Retiro, com vitória verde por 2×1. A partida foi válida pelo Torneio Quadrangular de Recife, do qual o Verdão se sagrou campeão. O time vitorioso entrou a campo com: Laércio; Nilo e Mário; Nicolau (Dema), Valdemar Carabina e Gérsio; Elzo (Moacir), Humberto, Nei (Fernando), Jair Rosa Pinto (Ivan) e Rodrigues. O comandante foi Cláudio Cardoso.

O Estádio Palestra Italia é a segunda localidade que mais abrigou embates entre os clubes – são 18 jogos, com oito vitórias do Palmeiras, seis empates e quatro derrotas, além de 26 gols marcados e 18 sofridos. Ainda com o mando alviverde, duas partidas foram disputadas no Pacaembu – uma vitória e uma derrota. A Ilha do Retiro se mantém como o maior palco das disputas com 28 jogos e retrospecto positivo ao Verdão – 15 triunfos, três igualdades e 10 reveses.

Paulistas e pernambucanos também colecionam jogos históricos no currículo, como a final da Copa dos Campeões, disputada em 2000, entre os vencedores regionais daquele ano e que valeu vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. A final foi realizada no Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL, e rendeu o título inédito ao Verdão, que venceu por 2×1, com gols de Asprilla e Alberto.

Outra partida que não sai da cabeça dos torcedores foi realizada no dia 12 de maio de 2009, na Ilha do Retiro, válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Na partida de ida, no Palestra Italia, vitória dos donos da casa por 1×0, porém, em Recife, o Sport devolveu o resultado e levou a partida para as penalidades. Neste momento, brilhou a estrela de São Marcos que pegou três pênaltis e foi fundamental para a classificação palestrina.

Levando em conta só Campeonatos Brasileiros, são 28 encontros na Série A, com vantagem Alviverde – 14 vitórias, 6 empates e 8 derrotas. Pela Série B, são seis – três êxitos, uma paridade e dois resultados negativos. Destes jogos, um foi válido pela primeira fase da competição em 2003, quatro pelos quadrangulares finais do mesmo ano e a derrota no primeiro turno da atual edição.

O time que foi derrotado por 1×0 no primeiro turno, com gol de Nunes, foi escalado com Bruno; Ayrton, Henrique, Maurício Ramos e Juninho; Charles (Fernandinho), Márcio Araújo e Tiago Real; Vinicius (Serginho), Caio e Leandro (André Luiz).

Confira os melhores momentos do último jogo entre Palmeiras e Sport disputado no Pacaembu: