Departamento de Comunicação
Ex-jogador do Fulham-ING, o meio-campista Andreas Pereira foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (11), na Academia de Futebol. Com vínculo firmado até 2028, o novo camisa 8 do Maior Campeão do Brasil mostrou-se muito grato à forma como a torcida palestrina e a diretoria do clube se comportaram durante as negociações entre o atleta e a equipe alviverde.
“A gente teve essas conversas em janeiro, mas eu estava no meio da temporada com o Fulham, e as negociações com o Fulham foram difíceis também. Acredito que o momento certo era agora. As negociações de janeiro ajudaram para eu saber o carinho que todo mundo tinha por mim aqui no Palmeiras. Quando vieram de novo, eu senti que era um clube que me queria muito. Passou essa mensagem para mim e para a minha família. Isso foi muito importante”, declarou, citando os dirigentes do Verdão.
“É muito gratificante ver o tanto de esforço que a Leila (Pereira, presidente) e o Anderson (Barros, diretor de futebol) fizeram por mim e pela minha família, além do carinho da torcida. Isso fez as coisas mudarem rapidamente e eu decidi voltar ao Brasil. Essa sensação foi o mais importante para mim”, disse. “Nessas últimas semanas, foi absurdo o tanto de mensagem e carinho que recebi”, completou.
Nascido em Duffel, na Bélgica, filho de pai brasileiro que à época atuava no país europeu, Andreas deu os primeiros chutes no Lommel-BEL e se formou nas categorias de base do PSV Eindhoven-HOL e do Manchester United-ING, pelo qual estreou profissionalmente em 2014 e conquistou a Copa da Inglaterra em 2015-16. Foi emprestado para o Granada-ESP em 2016-17 e para o Valencia-ESP em 2017-18, períodos em que atuou com mais regularidade, e retornou para outras duas temporadas no United, somando 62 jogos, três gols e cinco assistências.
Emprestado para Lazio-ITA em 2020-21, chegou ao Flamengo, também por empréstimo, em agosto de 2021, sagrando-se vice-campeão brasileiro e da CONMEBOL Libertadores naquele ano. Em 2022, esteve presente no início das campanhas que culminaram nos títulos brasileiro e da Libertadores antes de ser vendido no meio do ano ao Fulham-ING, clube pelo qual registrou 119 partidas, dez gols e 22 assistências.
“A estrutura que o Palmeiras tem é de futebol de elite. Poucos clubes no mundo têm essa estrutura e suporte que dão aos jogadores. O nível de futebol é difícil de comparar porque tem muita viagem aqui, mas no Mundial de Clubes deu para ver que deu para bater de igual para igual (com os times europeus). Essa distância está ficando cada vez menor e, com essa estrutura, com certeza ficará menor a cada ano”, afirmou o novo palestrino.
Convocado para a Seleção Belga do Sub-15 ao Sub-17, Andreas optou por defender a Seleção Brasileira a partir da categoria Sub-20. Pela equipe nacional principal, a qual serviu nesta Data Fifa de setembro, foi chamado pela primeira vez em 2018. Versátil, experiente e refinado tecnicamente, transita com facilidade pelas diferentes funções de meio-campo.
“O Palmeiras é uma vitrine para a Seleção Brasileira, eu mal cheguei aqui e já fui convocado. Foi um projeto interessante para mim e para a minha família, não foi uma escolha muito difícil”, comentou. “Chego neste grande clube e quero escrever a minha história aqui. Quero ter muito sucesso e conquistar muitos títulos daqui para frente. Espero ficar aqui o maior tempo possível”, emendou.
Por fim, o camisa 8 já se colocou à disposição do técnico Abel Ferreira. “Fiz a pré-temporada inteira no Fulham, fisicamente eu estou me sentindo muito bem. Fiz um trabalho de reforço nas férias porque eu sabia que poderia ter uma saída de clube, queria chegar ao novo clube bem preparado. Estou 100% fisicamente, vamos ver se (a estreia) será no sábado ou no próximo jogo”, falou. “Eu estou um pouco ansioso, cheguei aqui e já fui para a Seleção. Tive só dois treinos com o elenco, não vejo a hora de ter os meus primeiros minutos com a torcida e estar em campo”, concluiu.