Departamento de Comunicação
O Palmeiras definiu nesta sexta-feira (29) a contratação do meio-campista Andreas Pereira, que estava no Fulham-ING e coleciona convocações para a Seleção Brasileira. O jogador de 29 anos passou por exames médicos durante a semana e firmou vínculo com o Verdão até 31 de dezembro de 2028.
“O interesse que o Palmeiras demonstrou por mim foi muito especial e gratificante. Agradeço à presidente Leila Pereira, ao (diretor de futebol) Anderson Barros e ao (técnico) Abel Ferreira por confiarem no meu trabalho e me oferecerem a oportunidade de vestir a camisa de um clube gigantesco. Não vejo a hora de chegar ao Brasil para me juntar aos meus novos companheiros e estar dentro de campo para ajudar a equipe”, declarou Andreas.
O novo palestrino destacou ainda que “o carinho demonstrado pela torcida palmeirense tem sido muito especial”. “Recebi inúmeras mensagens de apoio que me deram a certeza de que tomei a melhor decisão quando aceitei a proposta do Palmeiras. Até comentei com os meus pais e a minha esposa: quando você percebe que uma torcida tão apaixonada quer que você venha jogar em um clube gigantesco, você se sente acolhido e seguro de que fez a melhor escolha”, completou.
Nascido em Duffel, na Bélgica, filho de pai brasileiro que à época atuava no país europeu, Andreas deu os primeiros chutes no Lommel-BEL e se formou nas categorias de base do PSV Eindhoven-HOL e do Manchester United-ING, pelo qual estreou profissionalmente em 2014 e conquistou a Copa da Inglaterra em 2015-16. Foi emprestado para o Granada-ESP em 2016-17 e para o Valencia-ESP em 2017-18, períodos em que atuou com mais regularidade, e retornou para outras duas temporadas no United, somando 62 jogos, três gols e cinco assistências.
Emprestado para Lazio-ITA em 2020-21, chegou ao Flamengo, também por empréstimo, em agosto de 2021, sagrando-se vice-campeão brasileiro e da CONMEBOL Libertadores naquele ano. Em 2022, esteve presente no início das campanhas que culminaram nos títulos brasileiro e da Libertadores antes de ser vendido no meio do ano ao Fulham-ING, clube pelo qual registrou 119 partidas, dez gols e 22 assistências.
Convocado para a Seleção Belga do Sub-15 ao Sub-17, optou por defender a Seleção Brasileira a partir da categoria Sub-20. Pela equipe nacional principal, foi chamado pela primeira vez em 2018 e pela última vez na atual temporada, em partidas válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, somando dez jogos no total e dois gols. Versátil, experiente e refinado tecnicamente, transita com facilidade pelas diferentes funções de meio-campo.
“Tive a oportunidade de conhecer a Academia de Futebol no ano passado, com a Seleção Brasileira, e fiquei muito impressionado. A gente não vê nem na Europa a estrutura que o Palmeiras tem e, pelo que me falaram, ela está ainda melhor do que quando a conheci. Trabalhar em um centro de treinamento como o do Palmeiras é algo com que todo atleta profissional sonha”, enalteceu.
Andreas é o 12º reforço alviverde para 2025. Antes dele, chegaram o goleiro Carlos Miguel, os zagueiros Bruno Fuchs e Micael, o lateral-direito Khellven, o lateral-esquerdo Jefté, os meio-campistas Emi Martínez e Lucas Evangelista e os atacantes Facundo Torres, Paulinho, Ramón Sosa e Vitor Roque.