Anselmo Sbragia assume preparação física interina e recebe elogios

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

O auxiliar de preparação física do time profissional do Palmeiras, Anselmo Sbragia, está mais uma vez no comando principal da equipe. Com a saída de Pacheco, ele está interinamente sendo o responsável por praticar os exercícios físicos e auxiliar o treinador Jorge Parraga no cargo.

Sbragia pode ser considerado um veterano de Verdão: apesar de ter apenas 37 anos, chegou ao clube em 1996 e trabalha no time profissional desde 2004. De lá para cá, auxiliou profissionais como Antonio Mello, Fabio Mahseredjian, Moraci Santanna, Valmir Cruz, Fernando Leão, Sulivan Doulavale, Omar Feitosa e Carlos Pacheco.

A trajetória do preparador físico palmeirense passou por todas as etapas do clube: entre 1996 e 1998, trabalhou no departamento de avaliação (peneira); entre 1999 e 2000, no time sub-20; entre 2001 e 2003, no time B, e a partir de 2004, como auxiliar da equipe profissional. ´Posso dizer que aprendi muito com cada dos profissionais citados acima e só evolui desde minha chegada à base do Palmeiras, em 1996´, destacou.

A recompensa pelos ótimos serviços prestados há quase uma década no Verdão veio com as convocações para a seleção brasileira de base: em 2009, foi chamado para servir a categoria sub-15 [infantil] no Torneio Internacional Nike Friendlies, em Phoenix, nos Estados Unidos. Neste ano, serviu a categoria sub-19 na Copa Internacional Mediterrâneo, em Barcelona. Nas duas competições, sagrou-se campeão como o preparador físico principal da equipe.

´Foram duas experiências incríveis e coroaram esse meu período no Palmeiras. Na verdade, devo esse reconhecimento ao clube, desde os funcionários até os jogadores, membros da comissão técnica e diretoria. Felizmente, mesmo com a troca de treinadores de 1996 para cá, fui mantido no cargo de auxiliar graças à confiança obtida nesse período. Sou muito grato ao Palmeiras por tudo o que vem acontecendo´, explicou.

A presença de Sbragia é tida como fundamental no clube. Além de auxiliar o preparador físico principal, ele é quem trabalha diretamente com os atletas que estão voltando de lesão e também com os jogadores que não são relacionados para os jogos e ficam treinando na Academia de Futebol.

´Conheço o Anselmo há muito tempo e além do profissional digno e de caráter, se destaca pelo profissionalismo e a dedicação. Eu até brinco que o Palmeiras é a casa do Anselmo, pois ele é primeiro a chegar e o último a ir embora´, disse o goleiro Marcos, que foi além. ´Fiquei alguns anos em recuperação física devido as minhas lesões, em 2006 e 2007, e sei o quanto o Sbragia é competente e capaz. Devo muito do meu retorno aos gramados em razão do trabalho desenvolvido por ele´, completou o capitão palmeirense.

O pentacampeão Denílson, que atuou no Palmeiras em 2008 e esteve na Academia de Futebol durante esta semana para rever os companheiros, também fez questão de enaltecer o trabalho de Sbragia.

´Sou suspeito para falar do Anselmo. Convivi alguns anos com ele, pois fiz recuperação fisica diversas vezes no Palmeiras. É um profissional fora do normal pela capacidade e principalmente pelo comprometimento que tem com cada um dos jogadores, seja aqueles que estão atuando, seja os que estão treinando em horário separado´, elogiou.