Após 26 rodadas, distância para o quinto colocado é a maior da história
Agência Palmeiras
André Lima
Atualmente com 59 pontos, o Palmeiras ostenta 17 de vantagem sobre o Joinville, primeiro time fora da zona de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Essa distância entre o líder e o quinto colocado, na 26ª rodada, é a maior da história da Série B disputada por pontos corridos.
Com o atual formato (20 clubes, no qual todos jogam contra todos em turno e returno), o torneio é disputado desde 2006 e nunca um líder esteve tão à frente do quinto colocado após 26 partidas disputadas. O antigo recorde pertencia ao Coritiba, em 2007, e ao Corinthians, em 2008, que abriram 13 pontos sobre Portuguesa e Bragantino, respectivamente, a esta altura do campeonato.
Além de aumentar a distância para a concorrência, a vitória sobre o Oeste na última terça-feira (1º) proporcionou ao Palmeiras, pela primeira vez neste Brasileirão, a liderança isolada em todos os índices da tabela de classificação: maior número de vitórias (18), menor número de derrotas (3), melhor ataque (51), defesa menos vazada (20) e maior saldo de gols (31).
E não é só na tabela que o Verdão se destaca. Segundo números do Footstats, o elenco de Gilson Kleina aparece na liderança da maioria dos fundamentos. Defensivamente, o Alviverde é o mais eficiente nos desarmes, com 799 roubadas de bola. Ofensivamente, o líder se destaca com o maior número de dribles, com 558 fintas sobre os adversários, além de ser o maior e o melhor finalizador – 459 finalizações, sendo que 181 foram no gol. O time é ainda o melhor passador da Série B, com 10475 toques para os companheiros e um índice de acerto de 90,8%, e também é quem mais mantém a bola no pé, com 483min de posse de bola – média de 16min50seg por jogo.
Além dos números coletivos, Juninho, Márcio Araújo, Wesley e Vinicius também ganham destaque nas estatísticas individuais. O lateral-esquerdo é o melhor passador do certame, com 1219 passes certos, seguido por Márcio, com 1166, e por Wesley, com 1081. O camisa 11, inclusive, é o atleta que mais mantém a bola sobre seu domínio até esta 26ª rodada, com 53min19seg no total e 2min32seg por partida. Já ofensivamente, Vinicius é o líder do ranking de dribles, com 91 fintas em 18 jogos, uma média de mais de cinco por partida.