Após cinco anos, Palmeiras é superado pelo Flamengo pela primeira vez

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Felipe Melo vestiu a braçadeira de capitão da equipeO Palmeiras visitou o Flamengo no Maracanã, na tarde deste domingo (01), pela 17ª rodada do Brasileirão e sofreu revés para a equipe carioca por 3 a 0 – algo inédito nos últimos cinco anos (desde 17/09/2014) – o retrospecto até aqui apontava nove jogos de invencibilidade (com quatro vitórias e cinco empates).

O Rubro-Negro marcou duas vezes no primeiro tempo e, no segundo, converteu um pênalti (gols de Gabriel, De Arrascaeta e, novamente, Gabriel). O Alviverde também chegou a balançar a rede adversária por duas vezes (ambas no primeiro tempo, com Matheus Fernandes e Willian), mas teve seus tentos revisados pelo Var e, em seguida, anulados.

Com o resultado, o Verdão segue com 30 pontos na tabela e ocupa a 4ª colocação (o Corinthians, com 28 pontos, joga às 19h com o Atlético-MG, que tem 27). Vale lembrar, entretanto, que o Maior Campeão do Brasil possui um jogo a menos em relação aos demais participantes do torneio, assim como o Fluminense – quem irá enfrentar retroativamente pela 16ª rodada no próximo dia 10/09 (terça-feira).

Individualmente, Dudu se isolou como o jogador do atual elenco com mais jogos, agora com 272 partidas – antes, dividia o primeiro posto com o goleiro Fernando Prass. Vale lembrar que Dudu é também o jogador de linha que mais entrou em campo pelo Palmeiras no século XXI – atrás apenas do ex-goleiro Marcos, com 392.

Apesar do resultado negativo neste domingo, o Maracanã traz boas lembranças ao Palmeiras historicamente: foi neste palco em que o Verdão conquistou o mundo ao empatar com a Juventus de Turim-ITA por 2 a 2 e se sagrar campeão da Copa Rio, em 22/07/1951. Mais tarde, em 1967, faturou seu 3º título brasileiro no estádio, contra o Náutico, pela Taça Brasil daquele ano (com gols de César Maluco e Ademir da Guia, o Verdão bateu o adversário por 2 a 0 e levantou o troféu).

Agenda

O Palmeiras agora enfrenta o Goiás no Estádio Serra Dourada no sábado (07/09), às 21h, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, antes de disputar a 16ª rodada, retroativamente, contra o Fluminense, no dia 10/09 (terça-feira), também às 21h, no Allianz Parque.