Após seis jogos de invencibilidade, Palmeiras é superado pelo Cruzeiro no Mineirão
João Abel
Departamento de Comunicação
Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras visitou o Cruzeiro na noite deste sábado (25) e perdeu uma invencibilidade de seis partidas no torneio nacional. Com dois gols de Willian para os cruzeirenses e um de Gabriel Jesus para o Verdão, o Palmeiras foi superado pelo placar de 2 a 1.
Mesmo com o revés, o Verdão segue na liderança provisória do campeonato com 22 pontos, dois a mais que o vice-líder Internacional. O próximo compromisso do time alviverde será diante do Figueirense, na quinta-feira (30), às 19h30, no Allianz Parque.
A partida começou movimentada no Mineirão e a primeira oportunidade de gol foi dos mandantes. Aos dois minutos, Alisson foi lançado na grande área, mas Fernando Prass saiu do gol e travou a finalização do cruzeirense.
A resposta do Verdão veio aos 10, quando Bruno Rodrigo perdeu a bola na defesa para Dudu, que levou à linha de fundo e cruzou rasteiro para Gabriel Jesus. Com muita categoria, o camisa 33 bateu de primeira para abrir o placar, anotando seu 7º gol no Brasileirão e o 16º na temporada. (Cruzeiro 0x1 Palmeiras)
Quatro minutos depois, Bryan recebeu na intermediária e colocou a bola na segunda trave, Arrascaeta desviou de cabeça, e Willian chutou antes que Prass pudesse defender, igualando o marcador. (Cruzeiro 1×1 Palmeiras)
Animado com o tento, os celestes chegaram novamente aos 18. Arrascaeta passou por elevação para Alisson, que tocou para Henrique. O volante tentou a finalização embaixo das traves, mas mandou por cima do gol.
Mesmo com menor posse de bola, o Verdão levava muito perigo nos contra-ataques. Aos 28, Gabriel Jesus recebeu nas costas da zaga e tentou colocar no canto esquerdo de Fábio, mas a bola se perdeu pela linha de fundo.
Fazendo seu primeiro jogo como titular no Palmeiras, Fabiano invadiu a área aos 36 minutos e bateu forte, mas Fábio fez boa defesa. No lance seguinte, Moisés cobrou lateral para o meio da área, Dudu ficou com a sobra e finalizou por cima do travessão.
Aos 40, Bruno Ramires fez tabela com Arrascaeta, mas chutou fraco e Fernando Prass caiu para ficar com a bola.
No retorno para segunda etapa, Cuca buscou dar maior estabilidade ao meio campo, deslocando Tchê Tchê para a lateral-esquerda, enquanto Egídio saiu para dar vaga a Thiago Santos.
Aos dois minutos, após lançamento para o ataque, Alisson cruzou na entrada da pequena área e Willian cabeceou firme. A bola ainda tocou na trave antes de entrar e virar o jogo para os mineiros. (Cruzeiro 2×1 Palmeiras)
Um minuto depois, os cruzeirenses chegaram novamente com Bruno Ramires, que, na grande área, bateu para grande defesa de Fernando Prass. Aos cinco, foi a vez de Arrascaeta tentar a finalização e parar no goleiro palestrino.
Buscando maior poder ofensivo, Cuca substituiu o meia Cleiton Xavier pelo atacante Luan. Aos 11, o camisa 39 recebeu bom passe de Róger Guedes e chutou cruzado, mas Fábio caiu e segurou firme.
A terceira mudança do Verdão veio aos 23 minutos, quando Cristaldo entrou em campo no lugar de Róger Guedes.
Aos 25, após cobrança de escanteio, Vitor Hugo finalizou de cabeça e Fábio espalmou pela linha de fundo. Na sequência, o Cruzeiro respondeu com William, que recebeu de Alisson dentro da área, mas chutou pela linha de fundo.
À procura do empate, o Palmeiras tentava dominar a partida e levava perigo especialmente nas bolas paradas, enquanto o Cruzeiro se posicionava para encaixar contragolpes.
Aos 30, Vitor Hugo recuou para Prass, que dividiu com Alisson e a bola passou com perigo por cima do gol. Quatro minutos depois, o alviverde respondeu com Dudu, que cruzou na cabeça de Thiago Santos, mas o volante testou para fora.
Nos minutos finais, o Palmeiras seguiu apertando a equipe mineira, mas parou na forte marcação e não conseguiu reverter o placar.
Escalação: Fernando Prass; Fabiano, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio (Thiago Santos); Tchê Tchê, Moisés e Cleiton Xavier (Luan); Dudu, Róger Guedes (Cristaldo) e Gabriel Jesus.
Cartões amarelos: Edu Dracena e Tchê Tchê
Gols
Cruzeiro: William (14’ – 1º tempo e 2' – 2º tempo)
Palmeiras: Gabriel Jesus (10’ – 1º tempo)