Departamento de Comunicação

O atacante Tiago Coimbra, que defende a equipe Sub-20 do Palmeiras, está com a seleção canadense para a disputa do Campeonato CONCACAF Sub-20, realizado em Honduras.

O torneio teve início no último final de semana e tem final marcada para o dia 3 de julho. Os quatro semifinalistas da competição garantem vaga na disputa da Copa do Mundo Sub-20, que acontecerá em 2023, na Indonésia.

Tiago chegou ao Palmeiras em 2021, após atuar pelo Juazeiro-CE. No entanto, sua trajetória no futebol teve início no em Vancouver, no Canadá, onde morou dos nove aos 16 anos de idade. Lá, jogou pela Faly Academy, onde foi campeão da Vancouver Metro Soccer League (VMSL) Sub-21, além de ter participado de diversos torneios de base na França e nos Estados Unidos.

Esta foi a segunda vez que o atacante foi convocado pela seleção canadense. Em abril, o jogador de 18 anos foi chamado para disputar dois amistosos que serviram de observação para o torneio organizado pela CONCACAF em junho. Na última quarta-feira (22), no triunfo por 4 a 0 sobre São Cristóvão e Neves, Tiago marcou seu primeiro gol pelo Canadá.

“A felicidade de jogar pela seleção canadense é inexplicável. Desde que saí do Brasil e me mudei para o Canadá, isso se tornou um sonho. Quando fui convocado pela primeira vez, foi muito emocionante para mim e para minha família. Agora, estou conseguindo disputar campeonatos pela seleção. Consegui marcar meu primeiro gol, é muito importante para mim. O primeiro, a gente não esquece. Eu consegui pegar a cidadania canadense através do futebol, então serei sempre grato pela seleção e comissão técnica”, disse o atacante.

O Canadá estará no Catar ao fim de 2022, voltando a disputar uma Copa do Mundo após 36 anos. Além disso, o país será uma das sedes da competição em 2026, ao lado dos Estados Unidos e do México.

“Esse momento que o futebol canadense vive é muito bom para os profissionais que já estão lá em cima e para a base. O futebol só está evoluindo, e vamos ter uma Copa lá no Canadá, já estaremos classificados. Se Deus quiser, um dia vou poder jogar uma Copa pelo Canadá e, quem sabe, ganhar”, afirmou Tiago.

Atacante cearense tem dupla cidadania (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Recordista nas Seleções Brasileiras de base desde 2017

O Verdão já teve 10 Crias da Academia convocadas para as seleções de base do Brasil nesta temporada, sendo duas para a equipe Sub-20 e oito para o time Sub-17. A marca mostra a sina alviverde em ceder talentos para a Amarelinha em recorde que se mantém vivo pelo sexto ano seguido.

Em 2017, primeiro ano da lista, foram 18 nomes no total. Em 2018, o número foi ampliado para 29. Já em 201917 atletas estiveram com a Amarelinha. Em 2020 e em 2021, mesmo com a pandemia, o Verdão teve, respectivamente, 13 e 14 garotos chamados para atividades com as Seleções Brasileiras de base.

Neste ano, a lista dos 10 palmeirenses convocados da temporada é composta por Kaique (goleiro) e Giovani (atacante), ambos da equipe Sub-20, e pelos garotos Cesar (goleiro), Fellipe Jack (zagueiro), Vitor Reis (zagueiro), Inácio (lateral esquerdo), Kauan Firmo (lateral direito), Figueiredo (meio-campista), Luis Guilherme (meio-campista) e Endrick (atacante), todos do Sub-17.