Atletas do Verdão conquistam títulos internacionais pelas Seleções Sub-20 e Sub-17
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
As categorias de base do Palmeiras ajudaram a Seleção Brasileira a conquistar dois títulos neste fim de semana. Com quatro atletas convocados para os times Sub-20 e Sub-17 do Brasil, o Verdão conquistou as duas taças em disputa pelo mundo – no sábado (15), a Sub-17 conquistou a BRICS Cup, na Índia, com gol do meio-campista palmeirense Alan na decisão. Já no domingo (16), a Sub-20 levantou o caneco do Quadrangular de Seleções, no Chile.
Na Índia, além de Alan, o zagueiro Vitor Eduardo e o lateral Lucas Rosa também foram convocados e participaram ativamente da campanha. A BRICS Cup teve a participação dos cinco países que formam o bloco: Rússia, Índia, China e África do Sul, além do Brasil. O torneio serviu de preparação para os compromissos da Seleção Sub-17 em 2017: o Sul-Americano do Chile, que dá vaga aos quatro primeiros para o Mundial da categoria, justamente na Índia.
Na final, o time canarinho derrotou os sul-africanos por 5 a 1 (Alan anotou o último gol nos acréscimos do segundo tempo). Na estreia, a Seleção derrotou a China por 2 a 0 com um dos gols marcados por Vitor Eduardo, de cabeça. Em seguida, o Brasil passou pela Rússia, novamente com 2 a 0 no placar. Contra a África do Sul, que viria a ser o adversário da final, venceu por 3 a 0 na primeira fase. Para sacramentar os 100%, o time fez 3 a 1 na anfitriã Índia.
O atacante Artur, da equipe Sub-20 do Palmeiras, também brilhou e conquistou o título do Quadrangular de Seleções após empatar em 1 a 1 com o Chile, no jogo decisivo deste domingo (16). Nos dois outros jogos do torneio, o Brasil Sub-20 havia vencido o Equador, por 3 a 0, e o Uruguai, por 2 a 1. Ele retorna para reforçar o Verdão no jogo de volta das oitavas de final do Paulista Sub-20, contra o Red Bull Brasil, neste sábado (22), na Academia de Futebol 2.
[album]
Verdão na Seleção
O Palmeiras teve 24 atletas diferentes convocados para as Seleções Brasileiras de base em 2016. Foram chamados na Sub-20 os goleiros Daniel Fuzato e Anderson, o volante Joílson, o meia Vitinho, os atacantes Kaue e Artur e o zagueiro Augusto. Na Sub-17, foram os zagueiros Vitor Eduardo e Gabriel Lacerda, o lateral Lucas Rosa, os meias Alan, Wallace, Caio Cezar, Roberto Carlos e Vitinho, e o atacante Matheus Barbosa. Na Sub-15, foram o goleiro Ian Lipollis, o lateral-esquerdo Vinicius Nogueira, o meia Caique, e os atacantes Luan e Brendon. No time Sub-23, Fernando Prass, Matheus Sales e Gabriel Jesus foram chamados – Jesus, inclusive, tem atuado como titular na Seleção principal nas Eliminatórias da Copa do Mundo.