Atual vice-campeão, Sub-17 do Palmeiras disputa o Mundial de Clubes na Espanha

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras marcará presença mais uma vez junto às grandes potências do futebol no Mundial de Clubes Sub-17, em Madrid, na Espanha, entre os dias 21 e 30 de agosto. Atual vice-campeão, o Verdão disputa o torneio pelo segundo ano consecutivo e encara logo na primeira fase três adversários complicados no Grupo 2: Atlético de Madrid, Atlético Nacional (Colômbia) e Rayo Vallecano (Espanha) – rival da estreia, nesta segunda (21), às 21h30 (16h30 de Brasília).

Divulgação _ No ano passado, o Verdão disputou o título do torneio contra o Real Madrid, nos pênaltis

Participam ainda Real Madrid (Espanha), Inter de Milão (Itália), Coritiba e Al-Dhafra (Emirados Árabes) no Grupo 1, e Athletic Bilbao (Espanha), Sporting (Portugal), Universidad Católica (Chile) e Club Ford (Espanha) no Grupo 3. Avançam para as quartas de final o primeiro colocado de cada chave e os dois terceiros melhores após jogos de todos contra todos dentro dos grupos. As partidas serão realizadas no estádio La Aldehuela, em Fuenlabrada (ESP).

No ano passado, em sua primeira participação no Mundial Sub-17, o Palmeiras fez grande campanha e a final contra o Real Madrid só foi decidida nos pênaltis, após empate em 2 a 2. Na primeira fase, o Verdão goleou de virada o Atlético Nacional, da Colômbia, por 6 a 1, e o Rayo Vallecano, da Espanha, por 3 a 0. Nas quartas de final, o time passou pelo Sporting Cristal, do Peru, por 2 a 0, e goleou novamente o Rayo Vallecano na semifinal, por 5 a 2.

O Palmeiras ainda encerrou a edição de 2016 do campeonato com os prêmios de melhor ataque (18 gols marcados), melhor defesa (cinco gols sofridos), artilheiro (Matheus Barbosa, com quatro gols) e melhor goleiro (Matheus Teixeira). O técnico Artur Itiro valoriza a experiência adquirida no ano passado, mas exalta a qualidade dos adversários confirmados para este ano e o alto nível da competição.

“O Palmeiras tem de brigar sempre pelo topo, o objetivo do nosso trabalho é esse. É importante conhecermos o torneio, o ambiente, a estrutura, mas isso não é o mais determinante. O nível da competição aumentou em relação ao ano passado, nós respeitamos todos os adversários, sem exceção”, afirmou o técnico do Sub-17 do Palmeiras.

“Enfrentamos o Rayo Vallecano, adversário da estreia, duas vezes no ano passado. É uma escola de muita intensidade, qualidade. Estamos alertas em relação a tudo isso”, completou.

Viagens internacionais na base

Participando dos principais torneios internacionais na base, o Palmeiras reforça sua marca como clube formador no exterior e ainda pode explorar novos mercados, além de mobilizar torcedores palmeirenses espalhados pelo mundo. Os jovens ainda têm contato com outras culturas futebolísticas, enfrentam outros modelos de jogo e aprendem sobre o mundo. Neste ano, o próprio Sub-17 do Verdão foi campeão da Scopigno Cup, na Itália, em abril, e participou ainda do Torneio da Real Sociedad, em Zubieta, na Espanha.