Avaí x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Bruno Alexandre Elias
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Pré-jogo: Avaí x Palmeiras l Brasileirão (28ª rodada)
Data e Hora:  27/10/2019 l 18h
Local: Estádio da Ressacada
Transmissão: Premiere
Suspenso: Gustavo Gómez
Retorno de suspensão: Victor Luis
Pendurados: Lucas Lima, Antônio Carlos, Carlos Eduardo e Bruno Henrique

>> Clique aqui e veja as fotos do treino na manhã deste sábado (26)

O Palmeiras realizou na manhã deste sábado (26), na Academia de Futebol, o último treino antes de encarar o Avaí, neste domingo (27), em Florianópolis. Em campo, o técnico Mano Menezes promoveu um trabalho tático e acertou a equipe que vai encarar o time de Santa Catarina pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em outro campo, os fisioterapeutas Jomar Ottoni e Marcelo Gondo e o preparador físico Thiago Maldonado trabalharam com os atletas Luiz Adriano, Ramires, Willian e Marcos Rocha, que, fora da partida deste domingo (27), seguiram cronograma especial de transição para voltarem aos treinos normais com o restante do grupo.

Segundo colocado do Brasileiro, o Verdão soma 54 pontos em 27 partidas disputadas, enquanto o Avaí, que ocupa a 20ª colocação, possui 17 pontos.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Orientados pela comissão, atletas realizam transição física no campo

MELHOR DEFESA DO BRASIL NA TEMPORADA

O Palmeiras é o time da Série A que men os sofreu gols durante toda a temporada 2019 (sem contar amistosos): foi vazado apenas 33 vezes até aqui – em 57 jogos –, contra 34 do São Paulo – em 49 partidas. O Alviverde ainda detém a menor média de gols sofridos (0,58, contra 0,69 do São Paulo) e o maior índice de jogos sem ser vazado (não sofreu gol em 57,89% de seus jogos, seguido do Grêmio, que ficou sem ser vazado em 53,23% de suas partidas). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 25/10.

TIME QUE MENOS PERDEU NA TEMPORADA

Levando em conta todos os jogos da temporada disputados pelos 20 componentes da Série A – exceto amistosos –, o Palmeiras é o time que menos perdeu em 2019: apenas 7 vezes, assim como o Flamengo. O Alviverde só foi superado, neste ano, por Corinthians, no Paulista, San Lorenzo-ARG e Grêmio, na Libertadores, Internacional, na Copa do Brasil, e por Ceará, Flamengo e Santos, no Brasileiro. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 25/10.

Além de ser referência nos desarmes (um dos líderes do campeonato em bolas roubadas corretamente), o lateral Diogo Barbosa se destaca também nas interceptações: é o número 1 do Brasileirão neste quesito, ao lado de Ralf, do Corinthians (ambos somam 24 interceptações). Levando em conta apenas interceptações certas (ou seja, quando um passe ou lançamento é retido no meio do caminho e dominado pelo jogador), o camisa 6 do Alviverde impediu que jogadores adversários concluíssem passe ou lançamento em 22 ocasiões, o que faz de Diogo Barbosa o número 1 isolado dessa lista, uma a mais que Ralf, do Corinthians, e Leo Sena, do Goiás. Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 27ª rodada.

DUDU: LÍDER EM ASSISTÊNCIAS NO BRASILEIRÃO 2019

Dudu se destaca não só pelos gols (vice-artilheiro do time na temporada 2019, com 10 gols, atrás apenas de Gustavo Scarpa, com 11), mas também pelas participações ofensivas: ele é o principal garçom do Brasileirão 2019, com nove assistências, isolado – com o passe para o gol de Felipe Melo na 26ª rodada, ultrapassou o meia De Arrascaeta, do Flamengo, com quem antes estava empatado. Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 27ª rodada.

DUDU: LÍDER EM CRUZAMENTOS NO BRASILEIRÃO 2019

Se coletivamente o Palmeiras é um dos times que mais cruza certo as bolas no Campeonato Brasileiro 2019 (3º colocado, com 151), seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. O atacante Dudu é o top 1 isolado no ranking, com 213 bolas cruzadas, seguido de Artur Victor, do Bahia, com 160. E quando o assunto se restringe a cruzamentos certos (ou seja, quando a bola é cruzada, recebida e dominada pelo companheiro de time), Dudu segue como top 1, com 52 investidas, seguido de Carlos Sánchez, meia do Santos, com 45. Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 27ª rodada.

DUDU: 3º JOGADOR COM MAIS DRIBLES CERTOS NO BRASILEIRÃO 2019

Além dos gols, das assistências e dos cruzamentos, outro recurso de Dudu que o torna definitivamente um jogador completo são os dribles. O camisa 7 do Verdão aplicou 39 fintas certas sobre seus adversários no certame nacional até aqui, sendo o terceiro que mais driblou, atrás de Soteldo, meia do Santos, com 40, e de Michael, atacante do Goiás, com 56. Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 27ª rodada.

DEYVERSON: AUTOR DO GOL PALMEIRENSE CONTRA O ATHLETICO-PR

Autor do gol do Palmeiras que garantiu o empate em 1 a 1 na partida do último domingo (20), contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, o atacante Deyverson foi titular do Verdão nos últimos três jogos – vitórias contra Botafogo e Chapecoense, além da igualdade em Curitiba. No clube desde 2017, o jogador está perto de alcançar a marca de 100 jogos com a camisa palestrina – ele soma, atualmente, 98 embates, sendo 36 este ano. Ele já balançou as redes 24 vezes, sendo sete nesta temporada.

RAPHAEL VEIGA: PERTO DOS 50 JOGOS PELO PALMEIRAS

Após entrar na segunda etapa do empate diante do Athletico-PR, o meio-campista Raphael Veiga alcançou a marca de 49 jogos com a camisa do Palmeiras e, portanto, precisa jogar apenas mais um jogo para atingir os 50 jogos defendendo seu time de coração. Aos 24 anos, o jogador, que chegou em 2017 e disputou 22 partidas em sua primeira temporada, foi emprestado em 2018 (justamente para o Athletico-PR) e retornou este ano – foram, até aqui, 27 duelos em 2019.

GUSTAVO SCARPA: RETORNO APÓS AUSÊNCIA CONTRA O ATHLETICO-PR

Poupado da partida contra o Athletico-PR, o meio-campista Gustavo Scarpa, artilheiro do Palmeiras em 2019 com 11 bolas na rede e segundo jogador com mais assistências, ao lado de Marcos Rocha, com sete passes para gol, pode voltar ao time neste domingo (27), contra o Avaí, na Ressacada. Scarpa, que chegou ao clube em 2018 e conviveu com problemas judiciais até ser totalmente liberado, já atuou 41 vezes em 2019, superando, e muito, os 24 jogos feitos na temporada passsada. São, ao todo, 65 duelos com a camisa 14 do Verdão e 17 gols marcados.

BRUNO HENRIQUE: AUTOR DO ÚLTIMO GOL CONTRA O AVAÍ

Responsável pelo tento que garantiu a vitória palmeirense por 2 a 0 sobre o Avaí, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano, no Allianz Parque, o meio-campista Bruno Henrique é o segundo jogador do elenco com mais partidas em 2019 – são 51, atrás apenas de Dudu, que disputou 54 duelos. Ao todo, o jogador soma 134 jogos pelo Alviverde e 25 gols marcados. Bruno Henrique, capitão da equipe, foi o responsável por erguer a taça de campeão brasileiro no ano passado.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Jean é o provável titular na lateral direita e pode voltar a ter sequência como titularJEAN: PROVÁVEL TITULAR PELO SEGUNDO JOGO CONSECUTIVO

Sem Marcos Rocha, o técnico Mano Menezes deve optar novamente pelo polivalente Jean na lateral-direita. Nesta Brasileirão, o jogador atuou na posição contra o Vasco da Gama (1×1), CSA (6×2) e Athletico-PR (1×1). Mayke, recuperado de lesão na coxa direita, pode aparecer como opção no banco de reservas. O último jogo dele pelo Maior Campeão do Brasil foi contra o Grêmio, fora de casa, dia 17 de agosto, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo terminou 1 a 1.

LUAN: CHANCE DE ATUAR NA VAGA DE GÓMEZ

Sem Gustavo Gómez, suspenso pelo acúmulo de  três cartões amarelos, o técnico Mano Menezes pode optar novamente pelo zagueiro Luan para atuar ao lado de Vitor Hugo na zaga palmeirense, assim como já aconteceu quando o paraguaio esteve à serviço da seleção de seu país. O defensor, desde 2017 no clube, soma 75 jogos com a camisa do Maior Campeão do Brasil e cinco gols marcados. Em 2019, Luan entrou em campo exatas 30 vezes, sendo que 14  desses jogos foram pelo Campeonato Brasileiro.

ALÉM DISSO…

>>> Thiago Santos irá completar 175 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Avaí
>>> Bruno Henrique irá completar 135 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Avaí
>>> Borja irá completar 110 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Avaí
>>> Victor Luis irá completar 105 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Avaí
>>> Raphael Veiga irá completar 50 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Avaí
>>> Hyoran irá completar 60 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Avaí

MANO MENEZES: RETROSPECTO GERAL

Após 11 partidas no comando do Palmeiras, o técnico Mano Menezes e sua comissão técnica somam sete vitórias,  três empates e apenas uma derrota. Enquanto o treinador esteve presente no banco de reservas em 10 oportunidades, o auxiliar-técnico Sidnei Lobo orientou a equipe na partida contra o Atlético-MG,  já que o comandante principal estava suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos.

CAMPEONATO PAULISTA: SORTEIO DOS GRUPOS

A FPF sorteou na última terça-feira (22) as chaves do Campeonato Paulista 2020. O Verdão foi escolhido para o grupo B, ao lado de Botafogo-SP, Novorizontino e Santo André – essas equipes poderão enfrentar o Alviverde em uma eventual etapa de quartas de final, enquanto os outros 12 times do torneio cruzarão o caminho palestrino durante a fase de grupos. O Verdão conquistou a competição em 22 oportunidades, além de dois títulos extras.

PALMEIRAS x AVAÍ: RETROSPECTO GERAL

O retrospecto geral de partidas entre Palmeiras e Avaí é de 17 jogos, sendo 13 vitórias palestrinas, dois empates e apenas duas derrotas. O Verdão marcou 44 gols e foi vazado em 15 oportunidades.

PALMEIRAS x AVAÍ: ÚLTIMO JOGO

A última partida entre Palmeiras e Avaí aconteceu no dia 13 de junho deste ano, no Allianz Parque, em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou com vitória palestrina por 2 a 0 – os gols foram marcados pelo atacante Deyverson e pelo capitão e meio-campista Bruno Henrique. Naquela oportunidade, o Verdão foi a campo com Weverton, Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique (Thiago Santos) e Lucas Lima (Moisés); Zé Rafael, Dudu (Gustavo Scarpa) e Deyverson.

PALMEIRAS x AVAÍ: MAIOR GOLEADA DA HISTÓRIA

A maior goleada da história do confronto entre Palmeiras e Avaí aconteceu no dia 20 de setembro de 2003, na Ressacada, quando o Maior Campeão do Brasil aplicou sonoro 6 a 1 sobre o time de Santa Carina. Os gols palestrinos foram marcados por Edmílson (3), Diego Souza (2) e Leonardo. Sob o comando do técnico Jair Picerni, a escalação alviverde naquela partida foi a seguinte: Marcos; Baiano, Daniel, Leonardo e Lúcio; Marcinho Guerreiro, Corrêa, Elson (Adãozinho) e Diego Souza; Edmílson (Thiago Gentil) e Vágner Love (André).