Base campeã: Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras conquistam o título do Paulista

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras começou o domingo (20) duplamente campeão na base. Com grandes campanhas e muito merecimento, as equipes Sub-11 e Sub-13 conquistaram o título do Campeonato Paulista nas duas categorias, garantindo a “dobradinha” nas equipes menores. O Sub-13 construiu grande vitória sobre o Santos, por 3 a 0, na Vila Belmiro, e o Sub-11 confirmou a taça com triunfo sobre o Guarani, por 2 a 0, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP.

Fabio Menotti/Ag.Palmeiras/Divulgação_Sub-11 bateu conquistou o título na casa da base alviverde, a Academia de Futebol 2

O desempenho das duas equipes ao longo da competição tornou as conquistas incontestáveis: o Sub-11, campeão de 2015 e agora bicampeão paulista, obteve 17 vitórias, quatro empates e uma derrota – o time alcançou a final nos últimos três anos. O Sub-13 venceu com campanha idêntica (17 vitórias, quatro empates e uma derrota) e ainda encerrou a invencibilidade do Santos no torneio. É o primeiro título paulista sub-13 conquistado na história do Palmeiras.

“O foco é a formação, mas a consequência do trabalho é chegar bem nas competições. Eles precisam ser competitivos, gostar desse sabor do título. Temos uma equipe muito competente na base, e a ligação com o Profissional nos deixa ainda mais seguros de fazer nosso trabalho. Nos tornamos uma referência no futebol de base no Brasil até antes do que esperávamos”, afirmou o coordenador geral das categorias de base do Verdão, João Paulo Sampaio.

O Sub-13 alviverde havia empatado o primeiro jogo da final, em casa, por 3 a 3 – como o rival tinha melhor campanha, só a vitória interessava ao Verdão na Vila Belmiro para sagrar-se campeão. O time teve atuação impecável e construiu o resultado aos poucos: Kewen, Jonathan e Lúcio Marlon marcaram os gols do título, encerrando a temporada com chave de ouro. A equipe Sub-13 do clube é comandada pelo técnico Rogério Ferreira, que ocupa a função desde 2013.

Divulgação_Sub-13 bateu o Santos na final e garantiu o título estadual inédito

Já o Sub-11 poderia até mesmo empatar para ficar com a taça, depois do empate sem gols no primeiro jogo. Após um primeiro tempo truncado, a garotada furou a defesa do Guarani no segundo tempo e os gols da vitória foram marcados por Diogo Riquelme e Enzo. Foi o segundo título do time comandado pelo técnico Eduardo Alemão na temporada, já que eles haviam sido campeões da Shonan International Cup, no Japão, com 100% de aproveitamento e 40 gols.

> Clique aqui e confira a galeria de fotos do título paulista do Sub-11.

“Deixamos os garotos bem tranquilos, tiramos a pressão. Isso fez com que eles fizessem um grande jogo. Nosso sonho é o mesmo que o deles, que se tornem jogadores de futebol, que sejam felizes. Temos um departamento profissional que olha e gosta muito da base. Quanto mais vitórias e melhores jogadores tivermos, mais atletas vamos colocar no time principal. Esse é o objetivo do clube: formar grandes jogadores e palmeirenses”, afirmou Alemão.

O Sub-15 do Palmeiras também alcançou a decisão do Paulista e encara o Santos em busca do título – o primeiro jogo da final, disputado na manhã deste sábado (19), na Vila Belmiro, em Santos-SP, terminou empatado em 2 a 2. Por ter melhor campanha, o Verdão precisa de mais um empate ou vitória para ficar com a taça no jogo de volta, que será disputado no próximo sábado (26), às 9h, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos-SP (entrada gratuita).