Base do Palmeiras encerra melhor ano da história em festa de confraternização dos atletas

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Jogadores, familiares e funcionários das categorias de base do Palmeiras reuniram-se nesta terça-feira (19), na sede social do Verdão, para celebrar o melhor ano da história da base do clube em uma grande confraternização de fim de ano. A festa teve a presença de cerca de 600 pessoas e contou com jantar, música ao vivo e exposição das principais taças conquistadas em 2017, sendo 16 títulos e oito vice-campeonatos nas 38 competições disputadas desde janeiro.

>> Clique aqui e confira as fotos da festa de confraternização

O ponto alto da noite foi a entrega de prêmios aos melhores do ano, eleitos em votação promovida pelos próprios atletas em cada categoria. Os vencedores foram Vitor Figueiredo (Sub-11), Gustavo Silva (Sub-12), Bruno Oliveira (Sub-13), Matheus Salles (Sub-14), Gabriel Verón (Sub-15), Bruno Tatavitto (Sub-16), Marcus Meloni (Sub-17), Fernando (Sub-18) e José Aldo (Sub-19). No Sub-20, três jogadores foram lembrados: Augusto, Pedrão e Daniel Fuzato, que completam 21 anos em 2018 e encerraram seus ciclos nas categorias de base.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_ O diretor Marcelo Dedeschi e o coordenador João Paulo Sampaio entregaram prêmios aos melhores jogadores do ano

Os comandantes do Centro de Formação de Atletas do Verdão também receberam homenagens: Marcelo Dedeschi, diretor estatutário, e João Paulo Sampaio, coordenador geral. O evento foi organizado pelo Departamento Psicossocial do Palmeiras, que frequentemente promove atividades culturais fora do meio do futebol aos jogadores. Todas as categorias da base conquistaram ao menos uma taça em 2017, totalizando incríveis 16 títulos na temporada.

No Sub-20, o Verdão foi campeão do Paulista e do Torneio de Bellinzona, na Suíça. O Sub-17 venceu o título inédito da Copa do Brasil e ainda a Scopigno Cup, na Itália. O Sub-16, categoria intermediária do Sub-17, também venceu na temporada e levantou as taças da Copa Cidade de Blumenau e da Future Cup, disputada na China. O Sub-15 também brilhou em 2017: venceu a Copa Nike Premier Cup, o Campeonato Paulista e o Torneio Intercâmbio Brasil-Japão.

O Sub-14 do Palmeiras encerrou o ano com os títulos da Paulista Cup e do Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (EFIPAN). Entre as menores, o Sub-13 foi campeão da Copa Ouro e da Copa São Ludgero, o Sub-12 ficou com a taça da Copa de Futebol Cidade Verde e o Sub-11 conquistou outras duas, a do Campeonato Paulista e da Copa Bellmare, no Japão. No total, são quatro títulos em torneios internacionais, seis títulos nacionais e seis títulos estaduais.

As convocações para as Seleções Brasileiras de base também sustentam o grande trabalho. O Palmeiras teve 18 convocados neste ano, marca que fez do clube o recordista nacional. Na Seleção Brasileira Sub-15, foram 11 atletas: os goleiros Mateus e Bruno Carcaioli, os zagueiros Henri e Renan, os laterais Garcia e Maranhão, os meias Fabinho, Hiago e Gabriel Silva e os atacantes Vinicius e Gabriel Veron, além do próprio técnico Paulo Victor Gomes.

No Brasil Sub-17, os laterais Lucas Rosa e Luan Cândido, o zagueiro Vitão e os meias Alan e Bruno Tattavito foram convocados no ano. Na seleção do Paraguai Sub-17, o atacante Aníbal foi o representante alviverde no Mundial Sub-17, na Índia. O atacante Léo Passos também foi chamado para uma semana de treinos com o Brasil Sub-20 no início da temporada.

Em janeiro, diversos outros torneios de base iniciam o ano de 2018 – com destaque para a Copa São Paulo (sediado em Taubaté, o Verdão Sub-20 estreia no dia 2 de janeiro, às 21h30, contra o Luverdense, no estádio Joaquinzão). O Sub-17 inicia o ano na Copa Santiago, entre os dias 11 e 20 de janeiro, o Sub-15 disputa a tradicional Copa Brasil de Votorantim, entre os dias 11 e 21, e o Sub-14 e o Sub-12 buscam o bi da EFIPAN e da Copa Cidade Verde a partir do dia 13.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_A festa teve a presença de cerca de 600 pessoas e foi realizada na sede social do Verdão