Base intensifica projeto de treinos ao lado do Profissional na Academia de Futebol

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag.Palmeiras/Divulgação_Atacante Matheus Iacovelli é um dos destaques do time Sub-20 do VerdãoA cena já faz parte da rotina no Palmeiras: enquanto o time profissional treina na Academia de Futebol, uma equipe da base do clube realiza simultaneamente sua atividade no campo ao lado. Implementado há mais de dois anos, o grande projeto de integração do Verdão foi intensificado no início desta temporada e, desde o retorno das atividades do Sub-20, em fevereiro, os garotos estão ainda mais presentes no dia a dia do time profissional.

O intuito da integração é o de facilitar o processo de transição ao elenco principal. Com os treinos na Academia de Futebol, os jovens jogadores se acostumam com o ambiente, os funcionários, a estrutura e até mesmo a presença da imprensa. Vale ressaltar que a base do Palmeiras tem um centro de treinamento de uso exclusivo, localizado no Parque Ecológico do Tietê, em Guarulhos-SP, com cinco campos oficiais e uma arquibancada para receber jogos.

O cronograma prevê que todos os treinos do Profissional tenham companhia da base – Sub-17 e Sub-15 também receberão oportunidades. A presença das equipes menores na Academia de Futebol facilita para que a comissão técnica de Eduardo Baptista conheça melhor os futuros talentos do clube – não é raro que alguns jovens sejam convocados para completar o treino do Profissional, por exemplo, o que agrega muito ao processo de formação.

“Nosso maior objetivo é chegar ao profissional. Então, vivenciar isso no dia a dia nos motiva muito, ainda mais ao lado dos atuais campeões brasileiros. O Palmeiras tem grandes jogadores, consagrados, nos quais nos espelhamos. São nossas referências. Estar ao lado deles é muito bom, acrescenta muito na nossa vida profissional e vai nos ajudar muito”, disse o atacante Matheus Iacovelli, do Sub-20, que treinou junto ao Profissional na última terça (28).

Antes do início da temporada, os jovens do Sub-20 realizaram as mesmas avaliações físicas que o Profissional. Com isso, o Palmeiras obteve um mapeamento completo dos atletas e pode aplicar na base a mesma metodologia de trabalho, padronizando os dados colhidos. O coordenador científico, o chefe do departamento médico e os fisiologistas do clube acompanham todo o processo, que inclui preparação física, fisioterapia, fisiologia, nutrição e psicologia do esporte, entre outros.

A integração entre base e profissional é uma realidade no Palmeiras e vai além dos treinos simultâneos. O departamento profissional, de forma geral, conhece as características dos principais atletas das categorias de base, além de acompanhar presencialmente os jogos. Da mesma forma, os treinadores e comissões técnicas dos times da base têm total abertura ao profissional, seja para participar dos treinamentos ou dos bastidores nos jogos do Verdão.

O clube também segue um cronograma de reuniões quinzenais reunindo departamentos da base e o gerente de futebol do Palmeiras, Cícero Souza – participam representantes das áreas de supervisão, comissões técnicas, diretoria, captação, serviço social, análise de desempenho, departamento médico e nutrição. Esses encontros garantem que os processos estejam alinhados e todos possam participar da discussão sobre os rumos do trabalho de formação.