Campeão paulista em 2016, Sub-15 do Palmeiras inicia temporada na Copa Votorantim

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-15 do Palmeiras disputa a 22ª Copa Brasil de Futebol Infantil de Votorantim-SP, uma das principais competições da categoria e que abre a temporada de 2017. O Verdão estreia contra o Atlético-MG, às 11h30 desta sexta-feira (13), no estádio Domenico Paolo Metidieri, e espera começar o ano de 2017 com o pé direito após um 2016 vitorioso. O Alviverde está no Grupo D na primeira fase, ao lado de Grêmio e Goiás (além do time mineiro).

Campeão paulista Sub-15 em 2016, o Verdão encerrou um tabu de quase 30 anos sem conquistar o estadual na categoria infantil. Agora, com o elenco renovado – formado pelo time Sub-14 do ano passado, que se tornou Sub-15 em 2017 – o intuito é manter o bom desempenho. O próprio Sub-14 brilhou no ano passado e chegou à final nos três torneios que disputou: Paulista Cup Sub-14, Campeonato Base Brasil 2020 e Torneio São Paulo FC.

“É o maior campeonato infantil do país, tem torcida, times grandes. Até por isso, é um dos mais difíceis também. Serão jogos complicados, mas vamos em busca do título inédito. Queremos ser competitivos. No ano passado, ainda como Sub-14, esse time disputou três campeonatos e chegou a três finais. A ideia é chegar até o fim brigando pelo título”, disse Lucas Andrade, técnico do Sub-14, comandante do Palmeiras no torneio.

O Grupo A tem São Paulo, Cruzeiro, Internacional e Sport, o Grupo B conta com Votorantim, Flamengo, Coritiba e Bahia e o Grupo C reúne Corinthians, Botafogo, Figueirense e Vitória. As equipes jogam entre si em turno único, dentro dos grupos, e os dois melhores de cada chave seguem para as fases eliminatórias (mata-mata). A partir daí, os confrontos que terminarem empatados no tempo regulamentar (dois tempos de 30 minutos) vão para as penalidades.

O Palmeiras teve seu melhor desempenho na Copa Brasil de Votorantim em 2010, quando foi vice-campeão.