Chuva complica, mas Verdão mostra raça e busca o empate no clássico

Agência Palmeiras
Érica Tsanakaliotis

O Palmeiras retornou de Teresina, após vencer o Comercial-PI por 2×1 pela Copa do Brasil, para enfrentar o São Paulo neste domingo (27), em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. Com a forte chuva que castigou a cidade na hora do jogo, o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza decidiu adiar a partida por 30min para ver se a chuva diminuía e se haveria condições de jogo.

Após uma hora de espera e ainda com muitas poças em campo, o juiz confirmou a partida para as 17h. Com o jogo bem equilibrado e cheio de emoções, o Palmeiras empatou o clássico com o São Paulo em 1×1 com gols de Fernandinho, para o Tricolor, e de Adriano para o Verdão.

Clique aqui e confira os detalhes da partida

Como já era de se imaginar, a quantidade de poças no campo dificultou a criação de jogadas e deixou o jogo bastante truncado. A primeira oportunidade do Palmeiras surgiu aos 5min em uma cobrança de falta direta de Marcos Assunção. Na defesa, Rogério Ceni espalmou mal e Kleber tentou o arremate, mas foi bloqueado.

O primeiro cartão amarelo do Palmeiras foi para o zagueiro Danilo aos 10min de jogo, depois de derrubar Dagoberto que estava rumo à área alviverde. Jogando debaixo de chuva durante todo o primeiro tempo, a equipe do Palmeiras manteve um bom passe de bola e criou muitas chances de abrir o placar.

Outra boa oportunidade do Verdão surgiu dos pés de Gabriel Silva, aos 20min. O campeão sul-americano sub-20 arriscou um belo chute de fora da área e a bola passou por cima do gol de Ceni. Cinco minutos depois, o atacante são-paulino Fernandinho arrancou pela direita, chutou cruzado sem chances de defesa para o goleiro Deola e abriu o placar da partida. Após o gol, os refletores do estádio se apagaram e o jogo ficou paralisado por mais 14 minutos.

A partida recomeçou e o Palmeiras levou perigo ao gol tricolor após Valdivia sofrer falta de Carlinhos Paraíba. Marcos Assunção foi para a cobrança, mas a bola passou por cima da meta do goleiro.

O jogo começou bem para o time palmeirense, mas após o gol e a paralisação da partida, a equipe sentiu um pouco e o São Paulo aproveitou para controlar a situação, partindo com velocidade para o contra-ataque. Mesmo assim, o Palmeiras criou algumas oportunidades para igualar o placar. Aos 53min, Gabriel Silva realizou o último lance do Palmeiras no primeiro tempo quando chutou forte de pé esquerdo para Ceni espalmar e mandar a bola para fora.

O Bolão está de volta!Clique aqui e participe!

Para a segunda etapa, o técnico Luiz Felipe Scolari optou por poupar o zagueiro Danilo, que já tinha um cartão amarelo, e colocou Leandro Amaro em seu lugar. O segundo tempo começou com o ritmo forte, com o São Paulo partindo para o ataque e criando boas chances de gol com menos de cinco minutos.

O jogo que já estava quente ficou ainda mais após a expulsão do zagueiro Alex Silva. O jogador são-paulino cometeu falta em Adriano, que entrou no lugar de Luan, e foi tirar satisfação com o jogador palmeirense de forma violenta. Sem pestanejar, o árbitro tirou o cartão vermelho e expulsou o jogador.

Dois minutos depois, foi a vez de Marcos Assunção levar cartão amarelo por reclamação de falta cometida no Valdivia. Para poupar o jogador, o comandante palmeirense tirou o volante do jogo e colocou João Vítor para fazer sua sexta partida pelo Verdão.

Aos 26min, o Palmeiras perdeu mais uma oportunidade. Tinga aproveitou o rebote e soltou uma bomba para o gol. Rogério Ceni apareceu, fez grande defesa e espalmou a bola para o lado.

O segundo tempo foi de bastante equilíbrio com as duas equipes criando boas chances de gol. O Palmeiras chegou mais uma vez com Adriano, que correu mais que a marcação e chutou em cima do goleiro. No rebote, o atacante tentou novamente, mas Ceni agarrou a bola.

No minuto seguinte, aos 39min, Adriano se redimiu com a torcida. Valdivia tocou para Kleber lançar para o atacante, que passou pelos zagueiros e chutou para empatar o Choque Rei. Com três minutos de acréscimo, o juiz encerrou a partida aos 48min.

Com este resultado, o Palmeiras ocupa a terceira posição da tabela do Campeonato Paulista com 21 pontos. O próximo duelo do Verdão será nesta quarta-feira (02), às 21h50, no estádio do Pacaembu, contra o Comercial-PI em jogo válido pela partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 1 PALMEIRAS

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 27 de fevereiro de 2011, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Assistentes: Marcio Luiz Augusto e Marco Antonio Gonzaga da Silva
Assistentes adicionais: Raphael Claus e Leandro Bizzio Marinho
Cartões amarelos: Miranda, Dagoberto (São Paulo); Danilo, Marcos Assunção (Palmeiras)
Cartão vermelho: Alex Silva (São Paulo)
Gols: SÃO PAULO: Fernandinho, aos 25 minutos do primeiro tempo
PALMEIRAS: Adriano, aos 39 minutos do segundo tempo

Público: 26.138 pagantes
Renda: R$ 815.394,00

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva e Miranda; Jean, Carlinhos Paraíba, Casemiro, Lucas (Rivaldo) e Juan; Fernandinho (Xandão) e Dagoberto (Willian José)
Técnico: Paulo César Carpegiani

PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Thiago Heleno, Danilo (Leandro Amaro) e Gabriel Silva; Marcos Assunção (João Vitor), Márcio Araújo, Tinga e Valdívia; Kleber e Luan (Adriano)
Técnico: Luiz Felipe Scolari