Cinco atletas colombianos já vestiram a camisa palmeirense

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

O Palmeiras volta a encarar nesta terça-feira (23) o Millonarios, pelo jogo da volta das Oitavas de Final da Copa Sul-Americana, em Bogotá, na Colômbia. E em 98 anos de história, cinco atletas colombianos já vestiram a camisa palmeirense: Freddy Rincón, Lozano, Asprilla, Muñoz e Armero. Outros dois atletas tiveram passagem pelo clube, mas não chegaram a entrar em campo: Trellez (1994) e Carlos Castro (2003).

Rincón chegou ao clube no início de 1994 e, logo de cara, sagrou-se campeão Paulista. Foi negociado no meio do ano após disputar a Copa do Mundo nos Estados Unidos. Em meados de 1996, voltou e ficou até 1997. No total, foram 75 jogos e 21 gols.

O volante/meia Lozano, que também teve passagens pela seleção colombiana, foi contratado no início de 1995 e teve uma passagem discreta, com 20 jogos e apenas dois gols marcados.

Quem também teve uma boa passagem pelo alviverde foi o atacante Faustino Asprilla. Um dos atletas mais importantes e badalados do futebol colombiano e com passagens destacadas pela Europa, ele chegou ao Verdão em meados de 1999. Em 2000, foi campeão do Torneio Rio-SP e marcou um dos gols da final no título da Copa dos Campeões disputada no mesmo ano. Deixou o clube após a perda da Copa Libertadores. Fez 53 partidas e marcou 12 gols.

O atacante Muñoz foi o quarto jogador colombiano a atuar pelo Palmeiras e o que tem os números mais expressivos: foi o que mais jogou, com 141 partidas, e o que mais fez gols, 31 no total. Chegou em 2001 e jogou até 2005. Foi campeão da Série B em 2003.

Já o último jogador vindo da Colômbia que passou pelo Verdão foi o lateral-esquerdo Pablo Armero. Contratado em 2009, teve boas atuações até ser negociado no início de 2010 com a Udinese, da Itália. Realizou 78 jogos e fez apenas um gol.