Com a força do grupo, Sub-20 avança à final da Copa RS contra o São Paulo

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Fernando é o artilheiro do Palmeiras na competição com três golsMulticampeão na base em 2017, o Palmeiras pode encerrar o ano com mais um título de expressão. A equipe Sub-20 do clube venceu o Internacional, por 3 a 2, nesta sexta-feira (15), no Campo da PUC-RS, e classificou-se para a decisão da Copa Internacional RS, em Porto Alegre-RS. O rival na grande final será o São Paulo, em clássico a ser disputado neste domingo (17), às 17h, com transmissão ao vivo do SporTV, novamente no Campo da PUC.

A classificação à final é uma mostra da força do grupo e do grande trabalho realizado pelo Sub-20 do Palmeiras, já que o clube tem utilizado a competição para dar rodagem ao elenco. Os 25 jogadores inscritos tiveram a oportunidade de iniciar ao menos um jogo como titular, com intuito de oportunizar aqueles que não vinham atuando com frequência no Paulista. A equipe é comandada pelo auxiliar técnico Gilmey Aimberê, já que o treinador Wesley Carvalho participa do curso de Licença A de treinadores da CBF.

O Palmeiras partiu para cima desde o início e abriu dois gols de vantagem logo no primeiro tempo. Stuart sofreu pênalti e Aldo cobrou no cantinho, aos oito minutos, abrindo o placar. A comemoração aumentou dois minutos depois, quando Airton recebeu lançamento, bateu cruzado e ampliou. O Inter tentou correr atrás do prejuízo e descontou aos 34 minutos.

O segundo tempo, entretanto, foi do Palmeiras. O Verdão passou perto de ampliar em uma bomba de Papagaio que o goleiro gaúcho espalmou para escanteio e em cabeceio de Gabriel Furtado que passou à direita. O gol era questão de tempo: Yan teve outra grande chance e bateu para fora, mas Fernando não desperdiçou e matou a partida aos 37, em chute no alto com assistência de Yan. Novamente, o Internacional chegou a descontar no final.

A Copa RS era considerada o Brasileiro Sub-20 até 2014, mas mudou após a criação de outra competição do gênero organizada pela CBF. O Palmeiras disputará sua terceira final – foi vice-campeão duas vezes, sendo a última em 2013, contra o Internacional. Em 2010, o Verdão disputou uma final equilibrada contra o Cruzeiro, decidido somente nas cobranças de pênaltis. O clube é um dos únicos a participar de todas as 12 edições realizadas até aqui.

No início do mês, o Sub-20 do Palmeiras foi campeão paulista da categoria após superar a Ponte Preta na final. O Verdão não vencia a competição desde 2009 e tem agora seis títulos do estadual na história. A campanha teve 23 vitórias, cinco empates e duas derrotas em 30 jogos e premiou o melhor ataque e a melhor defesa da competição: 75 gols marcados e 19 sofridos.

Palmeiras Sub-20: Anderson; Johnny, Vitão, Iago e Matheus Bahia (Luan); Gabriel Furtado, Matheus Neris (Léo Passos), Stuart (Fernando), Aldo (Alan) e Airton (Yan); Papagaio (Pablo). Técnico: Gilmey Aimberê (auxiliar).

Copa Internacional Sub-20 – 2017

Final

17/12 – 17h: Palmeiras x São Paulo – Campo da PUC-RS (SporTV)

Semifinal

15/12: Palmeiras 3 x 2 Internacional – Campo da PUC-RS
Gols: Aldo, Airton e Fernando

Quartas de final

13/12: Palmeiras 1×0 Juventude – Campo da PUC-RS
Gol: Léo Passos

Primeira Fase – Grupo A

05/12: Grêmio 1 x 3 Palmeiras – Campo do SESC
Gols: Fernando, Matheus Bahia e Yan

07/12: Palmeiras 1 x 2 Fluminense – Campo do SESC
Gol: Papagaio

09/12: Defensor (URU) 0 x 2 Palmeiras – Campo do SESC
Gols: Airton e Fernando

11/12: Palmeiras 0 x 0 Nacional (URU) – Campo do SESC